“PASSARELA PERFORMÁTICA”: UM CAMINHO DE COMUNICAÇÃO NA MODA

Autores

  • Antonio Carlos Rabadan Cimadevila Espm - Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3154

Palavras-chave:

Passarela Performática, Comunicação, Moda, Design

Resumo

O artigo trata sobre uma reflexão dos processos de design de moda que permita apurar o olhar das relações entre moda e comunicação, em um experimento de design. O ponto de partida é compreender o viés da moda e a informação que está presente nos desfiles das passarelas de moda. Utiliza-se de um desfile autoral como assunto de reflexão para trazer luz a alguns aspectos do objeto de estudo. Este foi desenvolvido para a tese de doutorado do autor, Sob Nova Direção “Passarela Performática”: Metodologia de Projeto para Design, Arte e Moda. A partir de um desfile conceitual que atenda o sistema da moda vigente, é possível compreender a ação que move o evento. Um desfile no âmbito do Design dá-se pela espetacularização e está constituído por dois momentos: um inicial de inspiração livre, demonstrado pela primeira experiência, e o segundo, baseado nesse experimento, que busca compreender como se dá a transmissão e a disseminação da informação em tempos digitais.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Rabadan Cimadevila, Espm - Sul

Doutor em Design Estratégico pela Unisinos (Porto Alegre/Brasil). Designer e produtor de moda, cenógrafo e figurinista. Diretor da ACRCimadevila (Porto Alegre/Brasil). E-mail: ar@antoniorabadan.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7387-0531

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

Cimadevila, A. C. R. (2023). “PASSARELA PERFORMÁTICA”: UM CAMINHO DE COMUNICAÇÃO NA MODA. Revista Prâksis, 1, 25–35. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3154