“PASSARELA PERFORMÁTICA”: UM CAMINHO DE COMUNICAÇÃO NA MODA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3154Palabras clave:
Passarela Performática, Comunicação, Moda, DesignResumen
O artigo trata sobre uma reflexão dos processos de design de moda que permita apurar o olhar das relações entre moda e comunicação, em um experimento de design. O ponto de partida é compreender o viés da moda e a informação que está presente nos desfiles das passarelas de moda. Utiliza-se de um desfile autoral como assunto de reflexão para trazer luz a alguns aspectos do objeto de estudo. Este foi desenvolvido para a tese de doutorado do autor, Sob Nova Direção “Passarela Performática”: Metodologia de Projeto para Design, Arte e Moda. A partir de um desfile conceitual que atenda o sistema da moda vigente, é possível compreender a ação que move o evento. Um desfile no âmbito do Design dá-se pela espetacularização e está constituído por dois momentos: um inicial de inspiração livre, demonstrado pela primeira experiência, e o segundo, baseado nesse experimento, que busca compreender como se dá a transmissão e a disseminação da informação em tempos digitais.
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