DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO PERMANENTE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2947Keywords:
Professional development, Pedagogical Coordination, Narrative researchAbstract
O desenvolvimento profissional pode ser entendido como um processo contínuo que deve acontecer ao longo de toda a carreira docente, sendo necessário um planejamento para nortear essa trajetória. O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante a pós-graduação stricto sensu, no qual trazemos algumas reflexões fruto da dissertação de Mestrado em Educação da primeira autora. Neste recorte, objetivamos compreender de que modo ocorre o processo de desenvolvimento profissional de coordenadores pedagógicos da Educação Básica. A questão norteadora que nos propomos a discutir foi: como acontece o processo de desenvolvimento profissional de coordenadores pedagógicos da Educação Básica? A metodologia adotada caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa narrativa com a utilização do método autobiográfico, desenvolvida com oito coordenadoras pedagógicas da Rede Pública Estadual do município de Teresina-Piauí. Como dispositivos para a produção de dados, utilizamos as rodas de conversa e o memorial de formação, os quais foram analisados conforme as proposições de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas tem ocorrido a partir das necessidades que surgem na prática pedagógica das colaboradoras e vem acontecendo através de cursos, encontros, formações e por meio da reflexão individual e coletiva, possibilitando aprendizagens significativas. Além do mais, as narrativas das colaboradoras revelaram que estas sentem necessidade de apoio do sistema de ensino (SEDUC) para a elaboração de um projeto de desenvolvimento institucional de acordo com suas necessidades formativas, assim como a criação de políticas educacionais e/ou ampliação das já existentes na atualidade, que estejam voltadas para seu desenvolvimento profissional.
References
ALARCÃO, I. Prefácio. In: SÁ-CHAVES, I. (org.). Percursos de formação e desenvolvimento pessoal. Porto: Porto Editora, 1997. p. 7-8.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2016.
BARROSO, J. Formação, projecto e desenvolvimento organizacional. In: CANÁRIO, R. (org.). Formação e situações de trabalho. Portugal: Porto, 1997. p. 61-78.
BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRITO, A. E.; SANTANA, M. C. A roda de conversa na pesquisa em educação: quais possibilidades? In: CABRAL, C. L. de. O.; NASCIMENTO, E. F.; MELO, P. S. L. (org.). As trajetórias de pesquisa em educação: perspectivas formativas do professor pesquisador. Teresina: EDUFPI, 2014. p. 117-132.
BRITO, A. E. Narrativa escrita na interface com a pesquisa e a formação de professores. In: MORAES, D. Z.; LUGLI, R. S. G. (org.). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto)biografias como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GRANGEIRO, D.; SUÁREZ, D. H. O saber da experiência: a sabedoria na trajetória profissional dos professores aposentados. In: SOUZA, E. C.; PASSEGGI, M. da. C.; VICENTINI, P. P. (org.). Pesquisa (auto) biográfica: trajetórias de formação e profissionalização. Curitiba: CRV, 2013. p. 27- 39.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
MINAYO, M. C. de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, jan./jun. 2014.
NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.
PASSEGGI, M. da. C. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, M. da. C.; BARBOSA, T. M. N. (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN, 2008. p. 27-42.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-38.
PIMENTEL, E. F. A epistemologia e a formação docente: reflexões preliminares. In: RAMALHO, B. L.; NUNES, C. P.; CRUSOÉ, N. M. de C. (org.). Formação para a docência professional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. p. 15-38.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B. Aprendizagem da docência, formação e desenvolvimento profissional: trilogia da profissionalização docente. São Paulo: Mercado de Letras; Natal: UFRN, 2014.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
WARSCHAUER, C. Entre na roda! A formação humana nas escolas e nas organizações. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Prof.ª Ma. Mauricéia Silva da Trindade Machado, Prof.ª Dra. Maria Divina Ferreira Lima, Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.