DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO PERMANENTE

Autores/as

  • Mauricéia Silva da Trindade Machado Universidade Federal do Piauí
  • Maria Divina Ferreira Lima Universidade Federal do Piauí
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2947

Palabras clave:

Desenvolvimento profissional, Coordenação Pedagógica, Pesquisa narrativa

Resumen

O desenvolvimento profissional pode ser entendido como um processo contínuo que deve acontecer ao longo de toda a carreira docente, sendo necessário um planejamento para nortear essa trajetória. O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante a pós-graduação stricto sensu, no qual trazemos algumas reflexões fruto da dissertação de Mestrado em Educação da primeira autora. Neste recorte, objetivamos compreender de que modo ocorre o processo de desenvolvimento profissional de coordenadores pedagógicos da Educação Básica. A questão norteadora que nos propomos a discutir foi: como acontece o processo de desenvolvimento profissional de coordenadores pedagógicos da Educação Básica? A metodologia adotada caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa narrativa com a utilização do método autobiográfico, desenvolvida com oito coordenadoras pedagógicas da Rede Pública Estadual do município de Teresina-Piauí. Como dispositivos para a produção de dados, utilizamos as rodas de conversa e o memorial de formação, os quais foram analisados conforme as proposições de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas tem ocorrido a partir das necessidades que surgem na prática pedagógica das colaboradoras e vem acontecendo através de cursos, encontros, formações e por meio da reflexão individual e coletiva, possibilitando aprendizagens significativas. Além do mais, as narrativas das colaboradoras revelaram que estas sentem necessidade de apoio do sistema de ensino (SEDUC) para a elaboração de um projeto de desenvolvimento institucional de acordo com suas necessidades formativas, assim como a criação de políticas educacionais e/ou ampliação das já existentes na atualidade, que estejam voltadas para seu desenvolvimento profissional.

Biografía del autor/a

Mauricéia Silva da Trindade Machado, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (Teresina/Brasil). Professora da Secretaria Municipal de Educação (Piracuruca/Brasil) e da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC (Teresina/ Brasil). E-mail: mauriceia.mac@gmail.com

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Professora Titular da Universidade Federal do Piauí (Teresina/ Brasil). E-mail: lima.divina2@gmail.com

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil) com período sanduíche realizado na Universidade La Salle México (Cidade do México). Professor Adjunto-A lotado no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (Porto Velho/Brasil). E-mail: guilherme.mendes@unir.br

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Publicado

2022-07-25

Cómo citar

Silva da Trindade Machado, M., Ferreira Lima, M. D., & Mendes Tomaz dos Santos, G. (2022). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO PERMANENTE. Revista Prâksis, 2, 18–41. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2947

Número

Sección

Artigos Livres