CLASSES CULTURAIS DIGITAIS: ASPECTOS PRESENCIAIS E VIRTUAIS NOS PROCESSOS DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COLABORATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2194

Resumo

RESUMO
Este artigo expõe resultados preliminares de pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo a descrição do projeto das Classes Culturais Digitais (Lyon/ França) com o intuito de analisá-las sob a perspectiva do campo dos Multiletramentos. Concentrando-se nos aspectos presenciais e virtuais do projeto, busca-se também refletir sobre as possíveis contribuições e as dificuldades encontradas no desenvolvimento de um projeto inovador e híbrido. Adotamos a metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa em uma das turmas integrantes do projeto, nos anos de 2018 e 2019. Para a construção dos dados realizamos observação participante, questionários com perguntas abertas e fechadas e observação digital na plataforma laclasse.com. Utilizamos como referência de análise o campo dos Multiletramentos e verificamos que a multimodalidade já está presente nas relações escolares participantes da pesquisa. Por meio da multimodalidade, foram viabilizados e potencializados os momentos para expressão das ideias, dos diálogos, da criação colaborativa e da formação crítica.
Palavras-chave: Produção Colaborativa. Multiletramentos. Classes Culturais Digitais.

ABSTRACT
This article exposes preliminary results of ongoing doctoral research and aims to describe the project of the Digital Cultural Classes (Lyon / France) and to analyze some aspects from the perspective of the Multiliteracy field. Focusing on the face-to-face and virtual aspects of the Digital Cultural Classes project in the city of Lyon (France), we also seek to reflect on the influencing elements, the possible contributions and the difficulties encountered in the development of an innovative and hybrid project. We adopted the methodology of qualitative and quantitative approach in one of the classes participating in the project, in the years 2018 and 2019. For the construction of the data, we conducted participant observation, questionnaires with open and closed questions, and digital observation on the laclasse.com platform. Multiliteracy research field was our reference for analysis and we found that multimodality is already present in the school relationships participating in the research. By using multimodality, the moments for expressing ideas, dialogues, collaborative creation and critical formation were viabilized and potencialized.
Keywords: Collaborative Production. Multiliteracies. Digital Cultural Classes.

Biografia do Autor

Mariana Roncale, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação e Comunicação. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGMUS/UDESC), na linha de pesquisa Educação Musical. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pddelo Centro Universitário Newton Paiva (2010). Possui Licenciatura em Música com habilitação em Clarinete na Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é integrante do grupo de pesquisa Edumídia (UFSC). 

Dulce Márcia Cruz

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (PPGE/CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção (UFSC), Mestre em Sociologia Política (UFSC), Graduada em Comunicação Social (FAAP/SP).

Nadja Maria Acioly-Régnier

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.) em Psicologia pela Université René Descartes Paris V Sorbonne (1989) e doutorado em Psicologia pela mesma universidade em 1994. Possui Habilitation à diriger des recherches pela Université Lumière Lyon 2 - France, em 2010.Atualmente é professora titular da ESPE- (École Supérieure du Professorat et de l?Éducation de lAcadémie de Lyon) e Pesquisadora da UMR 5191 ICAR - Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentations. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cognicao e afetividade, psicologia intercultural, didatica profissional, aprendizagem de conceitos cientificos e matematicos em contextos formais, não formais e informais. Pesquisadora atual ou ex pesquisadora dos seguinte grupos de pesquisa: Psicologia da Educação Matematica (UNICAMP); NUPPEM (UFPE); Professora visitante da Universidade de Caxias do Sul,UCS-RS-Brasil. Professora colaboradora da PUC_SP Mestrado Doutorado em Educação matematica e do programa de pos-graduação em ensino das ciências da UFRPE Recife. -Recife.

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Roncale, M., Cruz, D. M., & Acioly-Régnier, N. M. (2020). CLASSES CULTURAIS DIGITAIS: ASPECTOS PRESENCIAIS E VIRTUAIS NOS PROCESSOS DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COLABORATIVA. Revista Prâksis, 2, 187–208. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2194