CLASSES CULTURAIS DIGITAIS: ASPECTOS PRESENCIAIS E VIRTUAIS NOS PROCESSOS DE UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COLABORATIVA

Mariana Roncale, Dulce Márcia Cruz, Nadja Maria Acioly-Régnier

Resumo


RESUMO
Este artigo expõe resultados preliminares de pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo a descrição do projeto das Classes Culturais Digitais (Lyon/ França) com o intuito de analisá-las sob a perspectiva do campo dos Multiletramentos. Concentrando-se nos aspectos presenciais e virtuais do projeto, busca-se também refletir sobre as possíveis contribuições e as dificuldades encontradas no desenvolvimento de um projeto inovador e híbrido. Adotamos a metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa em uma das turmas integrantes do projeto, nos anos de 2018 e 2019. Para a construção dos dados realizamos observação participante, questionários com perguntas abertas e fechadas e observação digital na plataforma laclasse.com. Utilizamos como referência de análise o campo dos Multiletramentos e verificamos que a multimodalidade já está presente nas relações escolares participantes da pesquisa. Por meio da multimodalidade, foram viabilizados e potencializados os momentos para expressão das ideias, dos diálogos, da criação colaborativa e da formação crítica.
Palavras-chave: Produção Colaborativa. Multiletramentos. Classes Culturais Digitais.

ABSTRACT
This article exposes preliminary results of ongoing doctoral research and aims to describe the project of the Digital Cultural Classes (Lyon / France) and to analyze some aspects from the perspective of the Multiliteracy field. Focusing on the face-to-face and virtual aspects of the Digital Cultural Classes project in the city of Lyon (France), we also seek to reflect on the influencing elements, the possible contributions and the difficulties encountered in the development of an innovative and hybrid project. We adopted the methodology of qualitative and quantitative approach in one of the classes participating in the project, in the years 2018 and 2019. For the construction of the data, we conducted participant observation, questionnaires with open and closed questions, and digital observation on the laclasse.com platform. Multiliteracy research field was our reference for analysis and we found that multimodality is already present in the school relationships participating in the research. By using multimodality, the moments for expressing ideas, dialogues, collaborative creation and critical formation were viabilized and potencialized.
Keywords: Collaborative Production. Multiliteracies. Digital Cultural Classes.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2194

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ISSN versão impressa: 1807-1112 
ISSN versão eletrônica: 2448-1939

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Revista Prâksis - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

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Desde 16/08/19