EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO DE CANOAS

Autores

  • Cristina Pereira de Souza Fundação La Salle
  • Aline Pires Kiss Fundação La Salle
  • Jeferson Rodrigo Schaefer Fundação La Salle
  • Carolina Freitas de Lima Fundação La Salle
  • Karla Rafaela Haack Fundação La Salle

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3379

Palavras-chave:

Educação Financeira, Idosos, Superendividamento, Prevenção, Relato de Experiência.

Resumo

Com o significativo aumento da população idosa, intervenções com esse público mostram-se importantes ferramentas para garantia e manutenção de direitos. Estudos apontam que idosos que estão em situação social e econômica mais vulnerável podem ser mais suscetíveis a violências econômicas, levando por exemplo a condições como o superendividamento. O superendividamento é um fenômeno social multifatorial com sérias repercussões na qualidade de vida, bem-estar e saúde dos sujeitos. Neste cenário, a equipe do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), vinculado ao PROCON do município de Canoas/RS realizou intervenções de caráter pedagógico e preventivo, com vias a construção de conhecimento a respeito de educação financeira, mudança de hábitos financeiros e de consumo. Através da metodologia de relato de experiência, narramos as vivências de 11 intervenções com grupos de idosos com idade média de 65 anos, abrangendo um total de 226 participantes. A partir do desenvolvimento deste trabalho, foi possível refletir sobre a importância e o impacto do ensino de educação financeira para idosos. Ao passo que muitos participantes se reconheceram como vítimas de fraudes e golpes financeiros, e que denunciam a necessidade do fortalecimento de políticas públicas voltadas a esse tema, bem como mais estudos que possam expor esta realidade em outros contextos.

Biografia do Autor

Cristina Pereira de Souza, Fundação La Salle

Pós-Graduação Lato Sensu em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: cristinapereira.souza9@gmail.com

Aline Pires Kiss, Fundação La Salle

Pós-Graduação Lato Sensu em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: alineapkiss@gmail.com

Jeferson Rodrigo Schaefer, Fundação La Salle

Psicólogo graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (São Leopoldo/Brasil). Atua como psicólogo no Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS Educação) da Fundação La Salle (Canoas/Brasil) e como psicólogo clínico nos munícios de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Nova Petrópolis (Rio Grande do Sul/Brasil). E-mail: jeferson.r.schaefer@gmail.com

Carolina Freitas de Lima, Fundação La Salle

Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (Porto Alegre/Brasil). Atua como psicóloga na Equipe de Educação do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) na Fundação La Salle e como psicóloga clínica nos municípios de Canoas e Porto Alegre (Rio grande do Sul/Brasil). E-mail: psicocarolinalima@gmail.com

Karla Rafaela Haack, Fundação La Salle

Doutora em Psicologia Clínica com período sanduíche na Universidad de Málaga - Espanha (Málaga/Espanha). Atua como psicóloga clínica e em consultorias em políticas públicas e ações de prevenção e promoção a saúde mental (Málaga/Espanha). E-mail: Karla@fundacaolasalle.org.br

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Pereira de Souza, C., Pires Kiss, A., Rodrigo Schaefer, J., Freitas de Lima, C., & Rafaela Haack, K. (2023). EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO PELO NÚCLEO DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO DE CANOAS. Revista Prâksis, 2, 290–307. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3379

Edição

Seção

Artigos Livres