iTEACHERS: A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

Autores

  • Cláudia Pinto Ribeiro Universidade do Porto, Faculdade de Letras, CITCEM, Porto, Portugal
  • Sara Dias-Trindade Universidade do Porto, Faculdade de Letras, CITCEM, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3870

Palavras-chave:

Tecnologias e recursos digitais, Competências digitais, Didática da história, Formação inicial de professores

Resumo

A atenção deste trabalho debruça-se sobre a formação inicial de professores de História, no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no Ensino Secundário (ES), e, em particular, na importância da unidade curricular “A WEB e o Ensino da História” no plano oficial do ciclo de estudos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Neste sentido, procurou-se conhecer o feedback dos estudantes após a frequência desta disciplina, imediatamente após a sua conclusão e avaliar a importância das aprendizagens realizadas nesta unidade curricular nas práticas dos antigos estudantes a partir do momento em que se tornam professores de História do CEB e do ES, em particular nos últimos dois anos letivos. A população deste estudo é constituída por indivíduos que frequentaram a referida unidade curricular entre 2015 e 2021 e que, entretanto, concluíram a sua formação e encontram-se a lecionar. Neste sentido, trata-se de uma população em transição, que colaborou, primeiramente, como estudante e, mais recentemente, como docente. As principais conclusões mostram que a maioria dos participantes revela um elevado grau de satisfação, considerando que as aprendizagens se revelaram de grande utilidade para o exercício da profissão de professor de História.

Biografia do Autor

Cláudia Pinto Ribeiro, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, CITCEM, Porto, Portugal

Doutora em História pela Universidade do Porto (Porto/Portugal). Professora na Universidade do Porto (Porto/Portugal). E-mail: cpribeiro@letras.up.pt

Sara Dias-Trindade, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, CITCEM, Porto, Portugal

Doutora em História e em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professora na Universidade do Porto (Porto/Portugal). E-mail: sdtrindade@letras.up.pt

Downloads

Publicado

2024-09-06

Como Citar

Ribeiro, C. P., & Dias-Trindade, S. (2024). iTEACHERS: A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA. Revista Prâksis, 2. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3870