iTEACHERS: A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3870Palavras-chave:
Tecnologias e recursos digitais, Competências digitais, Didática da história, Formação inicial de professoresResumo
A atenção deste trabalho debruça-se sobre a formação inicial de professores de História, no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e no Ensino Secundário (ES), e, em particular, na importância da unidade curricular “A WEB e o Ensino da História” no plano oficial do ciclo de estudos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Neste sentido, procurou-se conhecer o feedback dos estudantes após a frequência desta disciplina, imediatamente após a sua conclusão e avaliar a importância das aprendizagens realizadas nesta unidade curricular nas práticas dos antigos estudantes a partir do momento em que se tornam professores de História do CEB e do ES, em particular nos últimos dois anos letivos. A população deste estudo é constituída por indivíduos que frequentaram a referida unidade curricular entre 2015 e 2021 e que, entretanto, concluíram a sua formação e encontram-se a lecionar. Neste sentido, trata-se de uma população em transição, que colaborou, primeiramente, como estudante e, mais recentemente, como docente. As principais conclusões mostram que a maioria dos participantes revela um elevado grau de satisfação, considerando que as aprendizagens se revelaram de grande utilidade para o exercício da profissão de professor de História.
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