COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1.4066Keywords:
Competência Digital de Professores, Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação BásicaAbstract
A pandemia de Covid-19 acelerou a digitalização na educação, expondo a necessidade de uma formação docente mais alinhada com as demandas da sociedade contemporânea. Em face disso, este estudo de natureza Qualitativa objetivou investigar o que os trabalhos atuais revelam sobre as competências digitais de professores da Educação Básica entre os anos de 2019 e 2024 por meio da Revisão Sistemática de Literatura (RSL) ancorada no protocolo PRISMA. A busca foi realizada na base de dados EBSCO, a qual resultou 174 artigos, dos quais 17 foram analisados considerando o objetivo, critérios de inclusão e exclusão desta RSL. Os resultados revelaram concentração de estudos no ano de 2022, induzidos pelas mudanças das ações pedagógicas frente ao modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE). As abordagens dos estudos foram predominantemente Qualitativas, dado o interesse em compreender os avanços e dificuldades dos professores na implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A Indonésia e o Brasil se apresentaram como países que mais tiveram publicações, considerando a filiação de origem dos primeiros autores de cada artigo, revelando que esses países possuem discussões iniciais quanto à implementação das TDIC em seus cenários educacionais. Por fim, os resultados obtidos evidenciaram a importância de investimentos em programas de formação inicial e continuada de professores e em políticas públicas que promovam a inclusão digital e utilização pedagógica das tecnologias. As lacunas identificadas nesta pesquisa podem orientar futuras investigações e ações para melhorar a qualidade da educação e preparar os professores para os desafios do século XXI.
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