PERCEPÇÕES E COMPREENSÕES SOBRE O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL E O DESINVESTIMENTO DA CARREIRA DOCENTE

Autores

  • Bruna Telmo Alvarenga Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1243

Palavras-chave:

Ciclo de vida profissional, Desinvestimento da carreira docente, Auto-eco-organização.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender e contextualizar o ciclo profissional do docente, especialmente na fase de desinvestimento da carreira. A produção dos dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, conhecida também como Estado da Arte, sendo selecionadas as produções disponíveis na base de dados SciELO e no Banco de Teses e dissertações da CAPES, no período de 1990 até 2016, por meio das seguintes palavras-chave: ciclo de vida profissional, final da carreira profissional, fase de desinvestimento da carreira docente e desinvestimento da carreira. A análise dos dados foi orientada com base na hermenêutica. Conclui-se que o ciclo de vida profissional é processual, envolve a auto-eco-organização docente e está correlacionado com a integração de cada fase da vida profissional a partir das relações que são traçadas neste percurso. Desta forma, acredita-se que o desinvestimento da carreira pode caracterizar o encerramento do ciclo profissional em um tempo e espaço institucional, mas não da vida profissional. Assim, o ciclo de vida profissional não se esgota no desinvestimento, pois o docente tem a possibilidade de (des)investir da carreira docente com o intuito de transformar as suas perspectivas profissionais e pessoais, recomeçando e construindo outros ciclos.
Palavras-chave: Ciclo de vida profissional. Desinvestimento da carreira docente. Auto-eco-organização.

ABSTRACT
This objective of this research is to understand and contextualize teacher’s professional cycle, especially in the career disinvestment stages. Data production was done through bibliographical research, also known as State of the Art, in which the productions available in the SciELO database and in the CAPES’ Thesis and Dissertations Bank from the period of 1990 to 2016 through using the key words: professional life cycle, professional career end, stages of teaching career disinvestment and career disinvestment. The data analysis was based on hermeneutical. It was concluded that the professional life cycle is procedural and it involves auto-eco-organization teaching and it is correlated with the integration of each stage of professional life starting from the relations constructed in this trajectory. In this way, it is believed that career disinvestment can characterize a shut down in the professional cycle in institutional space and at a time, but not professional life. Thus, professional life cycle does not end with disinvestment, as the teacher has the possibility investing or disinvesting in teaching career in order to transform his professional and personal vision, restarting and constructing other cycles.
Keywords: Teacher’s professional cycle. Disinvestment in the teaching career. Auto-eco-organization.

Biografia do Autor

Bruna Telmo Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestrado em Educação e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante dos grupos de pesquisa: Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Realiza pesquisas nas áreas: Educação Superior, Educação em Ciências, processos de ensino e aprendizagem, formação docente e inclusão

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Diretora de Pós-Graduação/Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação; docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. É bolsista Produtividade do CNPq. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação (2013-2016; coordenação de projeto de pesquisa aprovado Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A; no Edital FAPERGS- PQG 001/2013, Edital nº 33/2012 - Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AULP), Fulbright Especialists Program 2016 e participa do GT- CLACSO:Universidades e Políticas de Educação Superior (2016-2019). Coordena projetos e ações de cooperação, na área da educação, com a Universidade de Cabo Verde-UniCV, a Universidade Eduardo Mondlane-UEM, de Moçambique, a Universidade Katyavala Bwila, da Angola e a Universidade de Play Ancha, do Chile. Parecerista de revistas de educação brasileira: Linhas Críticas (UnB), Revista Científica da UEM (Moçambique), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Educação em Revista (UFMG), Educação (UFSM) e Diálogo Educacional (PUCPR) e Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (RREC). Publicou um conjunto de capítulos e de livros organizados e inúmeros artigos em periódicos da área. Dentre os livros, destacam-se: Docência e Políticas na Educação Superior; Educação Científica: pesquisas e experiências e Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas; Ensino de Ciências e Investigação-ação educacional, entre outros. Integra o Conselho Editorial da Editora CRV e da Editora da UPF. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: docência e políticas de Educação Superior, Educação Comparada, epistemologia, educação em ciências, formação de professores. 

Downloads

Publicado

2018-07-11

Como Citar

Alvarenga, B. T., & Tauchen, G. (2018). PERCEPÇÕES E COMPREENSÕES SOBRE O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL E O DESINVESTIMENTO DA CARREIRA DOCENTE. Revista Conhecimento Online, 2, 25–45. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1243

Edição

Seção

Artigos Livres