EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CRIAÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v3.2635Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Tecnologias educativas, Ensino a distânciaResumo
A pandemia de Covid-19 trouxe à tona, novamente, questões que precisam ser trabalhadas no decorrer da formação docente. Para além dos conhecimentos pedagógicos e de conteúdos específicos, é fundamental que os licenciados sejam capazes de articular no ensino, de maneira intencional e significativa, as tecnologias digitais. Neste sentido, o presente trabalho objetiva avaliar a percepção de professores sobre o uso de tecnologias e materiais didáticos digitais. A coleta dos dados se deu da seguinte forma: os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário inicial, participaram de uma oficina sobre o assunto e depois responderam a outro questionário. Os dados coletados nos dois instrumentos foram debatidos e comparados à luz do framework teórico TPACK. Com base nas discussões realizadas, foi possível constatar que os professores não sentem dificuldades com os conteúdos específicos, o que demonstra que aspectos pedagógicos e tecnológicos precisam ser privilegiados em suas formações. Além disso, depois da realização da oficina, os professores demonstraram muito menos preocupações com questões tecnológicas, o que possibilita a dedução de que eles possuíam insegurança com o uso das tecnologias, e não necessariamente de falta de habilidades com elas.
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2010.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2009.
BONAFINI, F. C.; LEE, Y. Investigating Prospective Teachers’ TPACK and their Use of Mathematical Action Technologies as they Create Screencast Video Lessons on iPads. TechTrends, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11528-020-00578-1. Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília: MEC/Seed, 2007.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 abr. 2021.
CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores - Da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. (Org.). A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 13-14.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Resolução CNE-CP nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 abr. 2021.
DALAL, M.; ARCHAMBAULT, L.; SHELTON, C. Fostering the growth of TPACK among international teachers of developing nations through a cultural exchange program. Australasian Journal of Educational Technology, v. 37, n. 1, p. 43-56, 2021. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/5964/1674. Acesso em: 22 abr. 2021.
FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EaD. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
GARBIN, M. C.; OLIVEIRA, É. T. Tecnologias, múltiplas linguagens e práticas pedagógicas na formação superior a distância. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 23, n. 1, p. 44–63, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656122. Acesso em: 1 set. 2021.
GOZUM, A. I. C.; DEMIR, Ö. Technological pedagogical content knowledge self-confidence of prospective pre-school teachers for Science Education during the COVID-19 period: A Structural Equational Modelling. International Journal of Curriculum and Instruction, v. 13, n. 1, p. 712–742, 2021. Disponível em: http://ijci.wcci-international.org/index.php/IJCI/article/view/599/285. Acesso em: 21 abr. 2021.
IBERNÓN, F.; SHIGUNOV NETO, A.; SILVA, A. C. Reflexões sobre o conhecimento na formação de professores em comunidade de prática. Revista Iberoamericana de Educación, v. 82, n. 1, p. 161-192, 2020. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3663/4070. Acesso em: 20 abr. 2021.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing TPCK. In: AMERICAN ASSOCIATION OF COLLEGES for Teacher Education [AACTE]. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. Routledge: New York and London, 2008. p. 3-10.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What happens when teachers design educational technology? The development of technological pedagogical content knowledge. Journal of Educational Computing Research, v. 32, n. 2, p. 131-152, 2005.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, É. T. EaD e ambientes virtuais de aprendizagem: dimensões Orientadoras para Seleção de Mídias. 2019. 177 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-163653/publico/EDISON_TROMBETA_DE_OLIVEIRA_rev.pdf. Acesso em: 1 set. 2021.
SHULMAN, L. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SILVA, G. F.; MACHADO, J. A. Saberes em diálogo: a construção de um programa de formação docente em uma rede municipal de ensino. Revista Iberoamericana de Educación, v. 77, n. 2, p. 95-114, 2018. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3161/3978. Acesso em: 20 abr. 2021.
WANG, Y.; GU, X.; LIU, S. The Investigation and Analysis of Pre-Service Teachers Toward TPACK Competencies. Open Journal of Social Sciences, v. 8, n. 12, 2020. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=106127. Acesso em: 22 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edison Trombeta de Oliveira, Monica Cristina Garbin, Nadia Rubio Pirillo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.