EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CRIAÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Édison Trombeta de Oliveira Faculdade de Tecnologia de São Paulo
  • Mônica Cristina Garbin Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Nádia Rubio Pirillo Universidade Virtual do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2635

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Tecnologias educativas, Ensino a distância

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe à tona, novamente, questões que precisam ser trabalhadas no decorrer da formação docente. Para além dos conhecimentos pedagógicos e de conteúdos específicos, é fundamental que os licenciados sejam capazes de articular no ensino, de maneira intencional e significativa, as tecnologias digitais. Neste sentido, o presente trabalho objetiva avaliar a percepção de professores sobre o uso de tecnologias e materiais didáticos digitais. A coleta dos dados se deu da seguinte forma: os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário inicial, participaram de uma oficina sobre o assunto e depois responderam a outro questionário. Os dados coletados nos dois instrumentos foram debatidos e comparados à luz do framework teórico TPACK. Com base nas discussões realizadas, foi possível constatar que os professores não sentem dificuldades com os conteúdos específicos, o que demonstra que aspectos pedagógicos e tecnológicos precisam ser privilegiados em suas formações. Além disso, depois da realização da oficina, os professores demonstraram muito menos preocupações com questões tecnológicas, o que possibilita a dedução de que eles possuíam insegurança com o uso das tecnologias, e não necessariamente de falta de habilidades com elas.

Biografia do Autor

Édison Trombeta de Oliveira, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor do ensino superior na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: edisontrombeta@gmail.com.

Mônica Cristina Garbin, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas/Brasil). Professora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: monica.garbin@gmail.com.

Nádia Rubio Pirillo, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Designer Instrucional na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: nrpirillo@gmail.com.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Trombeta de Oliveira, Édison, Cristina Garbin, M., & Rubio Pirillo, N. (2021). EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CRIAÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA . Revista Conhecimento Online, 3, 127–149. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2635

Edição

Seção

Dossiê