PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS

Autores

  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale
  • Alessandra Fernandes Feltes Universidade Feevale
  • Lafaiete Luiz de Oliveira Junior Universidade Feevale
  • Norberto Kuhn Junior
  • Joaquín Marín Montín

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.372

Palavras-chave:

Media. Soccer. Confederations Cup.

Resumo

PRÉ-COBERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO – MÍDIAS PROJETANDO um sucesso lucrativo


COBERTURA PREVIA DE LA COPA DE LAS CONFEDERACIONES EN EL PERIÓDICO FOLHA DE SÃO PAULO – Medios de masa proyectan un éxito lucrativo


ABSTRACT

The present descriptive, quali-quantitative study analyzed a corpus comprising issues from the Brazilian newspaper Folha de São Paulo published from March 1 to June 15, 2013, which were read in full. The aim of this paper was to identify and interpret the production of meaning established by Folha de São Paulo in the pre-coverage of Brazil 2013 Confederations Cup. A total of 107 issues of the newspaper were analyze to assess and interpret the agenda and the bias adopted by the newspaper, considering texts, images, editorials, reports, panels, other online channels, and advertisements. The inferences obtained from this analysis were related to the following categories, which were formulated based on units of meaning: Sport result; Sport economy; Infrastructure; Political and social issues, and Publicity. We concluded that the newspaper Folha de São Paulo has the right to choose what, in its point of view, is more relevant for the society: attracting powerful sponsors or focusing its reports on discussing how to stimulate the development of the country and providing constructive information to a non-critical society.

 

KEYWORDS: Media. Soccer. Confederations Cup.


 

RESUMO

A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva/quali-quantitativa, tendo como corpus o jornal Folha de São Paulo/Brasil, analisado durante os dias 1 de Março ao dia 15 de junho em todo o seu exemplar. O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar a produção de sentido estabelecida pela Folha de São Paulo sobre a pré-cobertura da Copa das Confederações/Brasil/2013. Foram analisadas 107 edições do jornal, com o objetivo de analisar e interpretar o agendamento e o viés adotados pelo jornal, considerando textos, imagens, editoriais, matérias, painéis, outros canais, e publicidades. As inferências obtidas através dessa análiseforam relacionadas às seguintes categorias, formuladas a partir das unidades de significados:Esporte resultado; Esporte economia; Infraestrutura; Questões políticas e sociais e Publicidade. Concluímos que o jornal Folha de São Paulo tem o direito de escolher aquilo que é mais relevante para eleno contexto da sociedade: atrair poderosos patrocinadores oucentralizar seus cadernos na discussão de como alavancar o desenvolvimento do país e dispor informações construtivas para uma sociedade não crítica.

 

PALAVRAS-CHAVES: Mídia. Futebol. Copa das Confederações.

 

 

RESUMEN

La presente investigación, caracterizada como descriptiva/cuali-cuantitativa, tiene como corpus las ediciones del periódico brasileño Folha de São Paulo publicadas del 1 de marzo a 15 de junio de 2013, que fueron leídas integralmente. El objetivo de este trabajo fue identificar e interpretar la producción de sentido establecida por Folha de São Paulo en la cobertura previa a la Copa de las Confederaciones de Brasil en 2013. Se analizaron 107 ediciones del periódico, con el objetivo de evaluar e interpretar la agenda y el sesgo adoptados por el periódico, considerando textos, imágenes, editoriales, materiales, paneles, otros canales en línea, y publicidades.Se relacionaron las inferencias obtenidas de ese análisis conlas siguientes categorías, formuladas a partir de las unidades de significado: Deporte resultado; Deporte economía; Infraestructura; Cuestiones políticas y sociales, y Publicidad. Concluimos que el periódico Folha de São Paulo tiene el derecho de elegir lo que considera más relevante para la sociedad: atraer poderosos patrocinadores o enfocar en sus reportajes la discusión de cómo fomentar el desarrollo del país y proveer informaciones constructivas a una sociedad no crítica.

 

PALABRAS-CLAVES: Media. Fútbol. Copa de las Confederaciones.

 

Biografia do Autor

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2007) . Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. É editor chefe da Revista Conhecimento Online. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/FEEVALE. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Feevale. Avaliador Ad Hoc da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e da Fundação de Amparo a Pesquisa de Pernambuco.

Alessandra Fernandes Feltes, Universidade Feevale

Mestranda do programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale (Novo Hamburgo) com bolsa CAPES taxas e graduada no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Feevale (2014). Atualmente é professora de dança e de Educação Física na Instituição Evangélica e Novo Hamburgo. Tem por âmago e objetivo relacionar suas problemáticas cotidianas a realidade acadêmica e científica, envolvida e inserida no projeto da instituição: O agendamento da Copa do mundo de Futebol no Brasil em 2014, sob a ótica dos jornais Folha de São Paulo/Brasil e El Pais/Espanha. Tem experiência na área de Educação Física, discussões de mídia, práticas sócio culturais, educação infantil e dança, com ênfase em Educação Física.

Lafaiete Luiz de Oliveira Junior, Universidade Feevale

Formado em Licenciatura em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: manifestações sociais, futebol e copa das confederações.

Norberto Kuhn Junior

Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professor da Universidade Feevale, atuando, desde 1999, em diversos cursos de Graduação, nas disciplinas de Sociologia, Pensamento Contemporâneo e Metodologia Científica; desde 2010 é professor-pesquisador do Mestrado Profissional de Inclusão Social e Acessibilidade, ministrando as disciplinas de Políticas Públicas e Cidadania e Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento. Nesse Mestrado integra a linha de pesquisa em Inclusão Digital. De 2004 à 2010 atuou como professor extensionista, coordenando projetos sociais na área de Identidade, gênero e relações interetnicas. Ainda na área de extensão, contribui nos processos de avaliação institucional sobre os impactos sociais dos programas de extensão da Universidade e colabora com a pesquisa ?As comunidades negras do Vale do Sinos e a memória do trabalho?. A partir do processo de doutoramento, inicia estudos sobre a relação entre os ambientes midiáticos-digitais e os processos de sociabilidade, com foco nos elementos de tecnicidade que são mobilizados através de painéis fotográficos digitais na internet (fotoblogs). Avança nos estudos da composição de fluxos midiático-digitais e o papel que esses cumprem nos processos de sociabilidade de populações em experiência migratória. Nesse contexto de estudo - sobre mídia e migração - atuou como pesquisador no Projeto de cooperação Internacional Brasil-CAPES/UNISINOS e Espanha-MEC/UAB Meios de comunicação e interculturalidade: estudos das estratégias de midiatização das migrações contemporâneas no contexto brasileiro e espanhol e suas repercussões nos contextos brasileiros e do MERCOSUL. A partir dessa experiência é que vem coordenando a pesquisa ?Ethicidades comunicacionais e experiências migratórias: o caso dos trabalhadores gaúchos do setor calçadista na China? junto do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura da Universidade Feevale, com apoio financeiro da FAPERGS. Com a inserção no Mestrado Profissional de Inclusão Social e Acessibilidade inicia nova pesquisa: igualmente centrada na relação entre os ambientes midiáticos-digitais e os processos de sociabilidade, o foco passa a ser os processos de gestão das cidades (políticas públicas e cidadania), associadas às transformações sociomidiáticas que marcam as sociedades contemporâneas. Atua ainda, como professor colaborador, no projeto recentemente aprovado pelo Edital FAPERGS 04/2012 ? PQG "O agendamento da Copa do mundo de Futebol no Brasil em 2014, sob a ótica dos jornais Folha de São Paulo/Brasil e El Pais/Espanha". É Membro do Comitê de Ética em Pesquisa ? CEP Feevale, vinculado nacionalmente à CONEP ? Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Joaquín Marín Montín

É doutor em Comunicação e Desenvolvimento Social pela Universidade de Sevilla/Espanha (2006); Realizou pós-doutoramento na área de Comunicação na Universidade FEEVALE/Brasil (2013) e na Universitat Autònoma de Barcelona/Espanha (2011). Atualmente é professor da Universidade de Sevilla/Espanha. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual. Dedica-se ao seguintes temas de investigação : comunicação, televisão, esporte e produção.

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Publicado

2016-05-20

Como Citar

Sanfelice, G. R., Feltes, A. F., Luiz de Oliveira Junior, L., Kuhn Junior, N., & Marín Montín, J. (2016). PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS. Revista Conhecimento Online, 1, 77–85. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.372

Edição

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Artigos Livres