COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)

Autores

  • Leonel Brites Instituto Politécnico de Leiria
  • Inês Conde Instituto Politécnico de Leiria
  • Nuno Correia de Brito Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3864

Palavras-chave:

Comunicação visual, Design de comunicaçã, Branding, Mudança social

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social.

Biografia do Autor

Leonel Brites, Instituto Politécnico de Leiria

Doutor em Belas-Artes/Especialidade Design de Comunicação, tem uma Pós-Graduação em Design e Produção Gráfica/Intermédia e é licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia. É designer gráfico profissional desde 2005, tendo trabalhado em diferentes áreas do Design de Comunicação, como o Branding, o Design Editorial e a Multimédia. É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. É investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), sendo o atual coordenador do GICJEP – Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público. Detém, como interesses de investigação, os domínios da Comunicação Visual, Produção Gráfica, Novas Tecnologias, Metodologias de Design e Literacia para os Media.

Inês Conde , Instituto Politécnico de Leiria

Doutorada em Ciências da Comunicação, ramos da Análise Crítica do Discurso, pela Universidade da Beira Interior. Em 2005, concluiu a pós-graduação em Estudos Ingleses, pela Universidade de Aveiro. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (ramo de Formação Educacional), pela Universidade de Coimbra. É investigadora integrada no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC), da Universidade de Coimbra. Atualmente, exerce funções docentes na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nas áreas da Análise do Discurso, da Semiótica e do Ensino do Português como Língua Materna e Estrangeira.  É coordenadora da licenciatura em Comunicação e Media, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Tem desenvolvido investigação em Análise Crítica do Discurso (ACD) e Semiótica Social, com particular destaque para o estudo de representações de géneros nos media, o estudo de representações multimodais da juventude na imprensa e abordagens multimodais sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira. Os seus interesses de investigação são os Estudos sobre Juventude, Estudos de Género e Estudos de Multimodalidade, enquadrados em abordagens críticas de análise do discurso, aplicadas ao estudo dos media e das práticas educativas.

Nuno Correia de Brito , Instituto Politécnico de Leiria

Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Concluiu o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, em 2011, e o Doutoramento em Ciências da Comunicação na mesma universidade, em 2017. Trabalha na área das Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e desenvolve a sua investigação em Comunicação Estratégica, Comunicação Política, Jornalismo e Novos Media e Movimentos Sociais. É Investigador Integrado do ICNOVA - Instituto de Comunicação da Nova da  Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e integra a SOPCOM (Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação) e a APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

Brites, L., Conde , I., & Brito , N. C. de. (2024). COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA). Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3864