CONTRIBUIÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-0793-2372
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Bernardes Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-5058-3107

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1574

Palavras-chave:

WhatsApp. Formação de professores. Tecnologias digitais da informação e comunicação.

Resumo

As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano, em equipamentos que utilizamos desde o preparo do café da manhã à programação do despertador eletrônico na hora de dormir. Os aplicativos disponíveis nos dispositivos móveis possuem variadas funções, porém aqueles que permitem uma rápida comunicação com a rede de contatos estão entre os mais utilizados, como o app WhatsApp Messenger. Com interface de fácil compreensão, permite envio de arquivos de texto, voz, vídeos, fotos, documentos e outros, sendo uma maneira simples de comunicação, substituindo, em determinadas ocasiões, ligações telefônicas e SMS. A aproximação desse recurso tecnológico do cotidiano com a vida profissional e acadêmica converte-se em um recurso facilitador no acesso a materiais de interesse por meio de compartilhamento de arquivos ou discussões em grupos com interesse comum. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma investigação sobre o aplicativo WhatsApp como uma possibilidade de auxílio na formação continuada de professores. Para construção desta investigação, aplicamos um questionário a um grupo de 24 professores, obtendo o retorno de 23 instrumentos, analisando as respostas por meio de Análise Textual Discursiva. Como resultados, emergiram duas categorias: Contribuições do aplicativo WhatsApp à formação docente e Considerações à utilização do aplicativo WhatsApp na formação de professores.
Palavras-chave: WhatsApp. Formação de professores. Tecnologias digitais da informação e comunicação.

ABSTRACT
They are in the devices that we use from the time we are preparing breakfast, until the time we set the alarm in bedtime. The apps available in the mobile devices own multiple functions, however those that allow a quick communication are the most popular, for example WhatsApp Messenger, this app has an easy to understand interface and allow sharing to friends text messages, voice messages, videos, photos, files and others. It is a simpler way to communicate and can substitute voice calls and SMS. The access to these daily technology resources in the professional and academic life, become a easier way to share and receive interesting material by the common interest groups. The purpose of this article is to present the WhatsApp as a possibility to aid in the continuous training of teachers. To construct our analysis, we applied a questionnaire to a group of 24 teachers, obtaining the return of 23 of these instruments, analyzing the answers through Discursive Textual Analysis. As a result, two categories emerged: contributions from the WhatsApp application to teacher training and considerations on the use of the WhatsApp application in teacher training.
Keywords: WhatsApp. Teacher training. Digital information and communication technologies.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Bolsista Capes.

Regis Alexandre Lahm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS). Professor permanente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor Titular da Faculdade de Matemática da PUCRS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática da PUCRS. Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

João Bernardes Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em Engenharia, na área de Metrologia e Instrumentação. Professor titular da Faculdade de Física (FAFIS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Gallon, M. da S., Lahm, R. A., Viali, L., & Rocha Filho, J. B. (2019). CONTRIBUIÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Conhecimento Online, 2, 114–130. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1574

Edição

Seção

Artigos Livres