DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: SABERES E ENCONTROS IDENTITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2974Palavras-chave:
Saberes docentes, Língua Portuguesa, (Auto)biografiaResumo
A presente investigação teve como objetivo descrever os caminhos que determinaram a trajetória de professores de Língua Portuguesa sem formação específica. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e (auto)biográfica, sendo de cunho exploratório, a partir das histórias de vida. Foi utilizado para produção dos dados, os Ateliês Biográficos de Projetos (ABP) proposto por Delory-Momberger (2014). O corpus da pesquisa é composto pelas narrativas (auto)biográficas construídas nos encontros do ABP e empregamos a análise de conteúdo como técnica para análise dos dados. Na análise, buscamos interpretar os dados a partir da construção da trajetória (pessoal e profissional) dos professores investigados. Assim, evidenciamos que os professores revelaram saberes e não saberes advindos das relações sociais e de sua formação profissional. Ainda, a existência de trajetórias marcadas por histórias de vida diferentes, mas que convergem na docência em Língua Portuguesa (LP). Dessa forma, percebemos que os processos formativos e a docência em LP contribuíram na construção de caminhos e de saberes que dialogam com as identidades docentes.
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