DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: SABERES E ENCONTROS IDENTITÁRIOS

Autores/as

  • Maria das Graças Porto Pires Universidade Federal da Bahia
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2974

Palabras clave:

Saberes docentes, Língua Portuguesa, (Auto)biografia

Resumen

A presente investigação teve como objetivo descrever os caminhos que determinaram a trajetória de professores de Língua Portuguesa sem formação específica. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e (auto)biográfica, sendo de cunho exploratório, a partir das histórias de vida. Foi utilizado para produção dos dados, os Ateliês Biográficos de Projetos (ABP) proposto por Delory-Momberger (2014). O corpus da pesquisa é composto pelas narrativas (auto)biográficas construídas nos encontros do ABP e empregamos a análise de conteúdo como técnica para análise dos dados. Na análise, buscamos interpretar os dados a partir da construção da trajetória (pessoal e profissional) dos professores investigados. Assim, evidenciamos que os professores revelaram saberes e não saberes advindos das relações sociais e de sua formação profissional. Ainda, a existência de trajetórias marcadas por histórias de vida diferentes, mas que convergem na docência em Língua Portuguesa (LP). Dessa forma, percebemos que os processos formativos e a docência em LP contribuíram na construção de caminhos e de saberes que dialogam com as identidades docentes.

Biografía del autor/a

Maria das Graças Porto Pires, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Salvador/Brasil). Professora da Prefeitura Municipal de Itapetinga (Itapetinga/Brasil). E-mail: mgracappires@hotmail.com

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (São Carlos/Brasil). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cruz das Almas/Brasil) e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Itapetinga/Brasil). E-mail: luciagferreira@hotmail.com

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Publicado

2022-07-25

Cómo citar

Pires, M. das G. P., & Ferreira, L. G. (2022). DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: SABERES E ENCONTROS IDENTITÁRIOS. Revista Prâksis, 2, 42–63. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.2974

Número

Sección

Artigos Livres