APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Autores/as

  • Jonilson Costa Correia Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2507

Palabras clave:

Aprender, Ensinar, Pandemia, Turismo, Hotelaria

Resumen

Este estudo tem como objetivo apresentar as atividades ofertadas no ensino remoto pelos professores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão no período de pandemia da COVID-19 (webinários, webcursos e lives), sobre temas relacionados às duas áreas que são atendidas pelos docentes dos cursos tais como: gastronomia, hospitalidade, hotelaria, eventos, patrimônio, marketing e metodologias de pesquisa, e, além disso, tem como objetivo específico verificar como os alunos percebem o ensino e a aprendizagem remota neste contexto. O estudo dialoga com o campo da educação que contribui para o entendimento teórico-metodológico sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação superior. Também faz parte do referencial teórico deste trabalho os documentos/normativas que discutem no âmbito do Ministério da Educação e Instituições de Ensino Superior – IFES – as questões de atividades remotas nos cursos de graduação. O estudo tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos dos cursos de turismo e hotelaria no formato Google forms. Em suas narrativas os alunos demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as Instituições de ensino como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto.

Biografía del autor/a

Jonilson Costa Correia, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte/Brasil). Professor na Universidade Federal do Maranhão (São Luís/Brasil). E-mail: jonilson.costa@ufma.br.

 

Citas

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ANDRÉ, Marli. E. D. Afonso de. Estudo de caso em pesquisa educacional. 3. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008 (Série Pesquisa, vol. 13).

ANDIFES. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. V pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES -2018. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/>. Acesso em: 11 ago. 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1059-1083, out. 2007.

BARROS, Maria das Graças; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: SOUSA, Robson Pequeno; MOITA, Filomena da M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz G. (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2019.

BRASIL. Decreto MEC nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/>. Acesso em: 10 jul. 2020.

BRASIL. IBGE. PNAD – Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017. Brasília: IBGE, 2018.

COSTA. C. B. Uma história sonhada. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 17, n. 34, p. 52-65, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 27 mar. 2020. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning, 2020>. Acesso em: 11 ago. 2020.

MAIA, Carmem; MATAR, João. ABC da EAD: a educação a distância hoje. Pearson Prentice Hall, 2018.

MEC. Ministério da Educação. Portaria n º 343. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/legislacao/portaria-no-343-de-17-de-marco-de-2020>. Acesso em: 15 ago. 2020.

______. Decreto nº 9057/2017. dispõe sobre a oferta de cursos na modalidade a distância. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/legislacao/decreto-mec-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017>. Acesso em: 15 ago. 2020.

______. Medida Provisória n° 934/2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior. Disponível em: <https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias>. Acesso em: 20 ago. 2020.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96. Brasília -DF, 1996.

______. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos--sumulas-pareceres-e-resolucoes>. Acesso em: 10 set. 2020.

MINAYO, M. C. de Souza et al. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORIN, Edgar; DÍAZ, Carlos J. D. Reinventar a Educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.

PRIMO, A. Ferramentas de interação na web: travestindo o ensino tradicional ou potencializando a educação através da cooperação? Disponível em: <http://books.scielo.org/>. Acesso em: 18 set. 2020.

SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e Educação contemporânea. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 187-201, maio/ago. 2009.

UFMA. Universidade Federal do Maranhão. Resolução Nº 1.999-CONSEPE. Dispõe sobre o Calendário Acadêmico Especial da Graduação em virtude da situação decorrente do novo Coronavírus (SARS-COV-2 /COVID-19). Disponível em: <http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/xzpukG9ox7HIfgv.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2020.

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

Correia, J. C. (2021). APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NOS CURSOS DE TURISMO E HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Revista Prâksis, 3, 357–375. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2507