O CONTRIBUTO DA ORQUESTRA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA AUTÊNTICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3883Palavras-chave:
Aula de orquestra “enssemble, Cultura Escolar, Escola Autêntica, Motivação, OrquestraResumo
A disciplina de turma de orquestra "ensemble" tem apresentado uma importância crescente em escolas de ensino musical especializado. O principal objetivo deste estudo é compreender a importância da disciplina de turma de orquestra "ensemble" na construção de uma escola autêntica, promotora de bem-estar, com uma forte cultura escolar e um bom ambiente que contribua para o sucesso académico e artístico dos alunos em educação musical especializado. Foi realizada uma investigação junto de alunos da escola de música do Conservatório de Cascais, da Escola Frei Gonçalo de Azevedo, através de questionários anónimos. Com base nos resultados obtidos, foi realizada uma análise estatística para avaliar quatro dimensões fundamentais para estudar o impacto da disciplina orquestra "ensemble" no meio educativo em que se insere. As conclusões foram muito favoráveis, estabelecendo-se correlações positivas entre todas as variáveis em estudo. Isto prova que a disciplina de orquestra "ensemble" tem efetivamente um papel a desempenhar na criação de sinergias que promovam o sucesso. Como tal, é uma ferramenta útil na construção de uma cultura escolar marcada por um sentido de identidade e propósito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria de Lurdes Gomes Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.