GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES

Autores

  • Patrícia Bortoluzzi Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Jose Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul Fundação Escola Técnica Liberato S. V. da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3i0.2206

Resumo

RESUMO

O trabalho aqui apresentado é uma produção regional, que limita-se a analisar e investigar a partir da análise documental a cultura escolar desenvolvida em uma instituição de ensino primário, no espaço rural de Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). O objetivo desta investigação consiste em analisar as festas e comemorações cívicas e o modo como estão imbricadas à produção de uma cultura escolar nesta localidade, entre 1942 e 1955. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural, fundamentada em autores como Pesavento (2008) e Burke (2008), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na análise documental, acessando as documentações do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erny de Zorzi. Destaca-se neste estudo as festas escolares que aconteciam nessa instituição de ensino, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o âmbito das relações políticas, sociais e culturais estabelecidas com o sentimento cívico.

Palavras-chave: Grupo Escolar. Instituições Escolares. Festas Escolares.

 

ABSTRACT

The work presented here is a regional production, which is limited to analyzing and investigating, based on documentary analysis, the school culture developed in a primary education institution, in the rural area of Vila Oliva (Caxias do Sul/RS). The aim of this investigation is to analyze the parties and civic celebrations and the way they are intertwined with the production of a school culture in this location, between 1942 and 1955. The theoretical perspective is based on Cultural History, based on authors such as Pesavento (2008) and Burke (2008), among others. The methodology used consisted of documentary analysis, accessing the documentation of the collection of the João Spadari Adami Municipal Historical Archive and the Municipal Elementary School Erny de Zorzi. In this study, the school parties that took place in this educational institution stand out, seeking to clarify how these parties took place and how they were fundamental to the scope of political, social and cultural relations established with civic sentiment.

Keywords: School Group. School Institutions. School Parties.

Biografia do Autor

Patrícia Bortoluzzi, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul

Jose Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul Fundação Escola Técnica Liberato S. V. da Cunha

Graduado em História

Graduado em Pedagogia

Mestre, doutor com estágio de pós-doutoramento em Educação  - UNISINOS

Professor e pesquisador do PPG Educação da UCS

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

Bortoluzzi, P., & Souza, J. E. de. (2020). GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS – 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES. Revista Prâksis, 3, 162–184. https://doi.org/10.25112/rpr.v3i0.2206