A INFLUÊNCIA DO GRUPO SUL-COREANO BTS NO CONSUMO DE MODA POR PARTE DAS FÃS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA

Autores/as

  • Ana Luísa Pereira de Medeiros Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte
  • Rebeca Azevedo de Souza Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte
  • Samantha Savia Santos Soares Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte
  • Ítalo José de Medeiros Dantas Universidad Feevale
  • Marcelo Curth Universidad Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3601

Palabras clave:

BTS, K-Pop, Consumo por parte de los aficionados, Ropa, Hallyu

Resumen

Desde os anos 90, a Coréia do Sul tem investido significativamente em sua produção cultural e artística, como resposta à crise econômica de 1997, visando conquistar capital cultural. Este investimento impulsionou a indústria de entretenimento sul-coreana globalmente, com o grupo de K-Pop Bangtan Sonyeondan (BTS), destacando-se como uma das principais influências da onda coreana. O BTS atrai principalmente fãs jovens da Geração Z, predominantemente femininos, ativos nas redes sociais, especialmente no Twitter, TikTok e Instagram. Os fãs do BTS demonstram devoção em diversas esferas do entretenimento, influenciando, dentre outras coisas, o consumo de moda. A notoriedade do grupo é evidente, pois seus membros têm o poder de esgotar diversos tipos de produtos, desde alimentos até peças de vestuário, simplesmente ao serem vistos consumindo ou vestindo algo. Pensando nisso, este artigo busca identificar a influência do BTS no consumo de moda por fãs brasileiros, utilizando uma pesquisa virtual distribuída em grupos de fãs, no Facebook. Foram coletadas 407 respostas, e os dados foram analisados por estatística Descritiva. A partir dos resultados, foi possível traçar uma visão Exploratória e empírica do consumo de moda por fãs da banda BTS, pluralizando as discussões sobre a importância e influência da indústria do entretenimento, em específico as personalidades orientais, no consumo de produtos de moda no ocidente.

Biografía del autor/a

Ana Luísa Pereira de Medeiros, Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Aluna pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: analuisapdm@gmail.com

Rebeca Azevedo de Souza, Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (natal/Brasil). Aluna pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: rebeca.a@escolar.ifrn.edu.br

Samantha Savia Santos Soares, Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte

Graduanda em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). Aluna pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil). E-mail: samantha.soares@escolar.ifrn.edu.br

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidad Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hambrugo/Brasil). Foi professor substituto na área de processos de gestão e controle da qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó (Caicó/Brasil). E-mail: italodantasdesign@hotmail.com 

Marcelo Curth, Universidad Feevale

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (São Leopoldo/Brasil). Professor do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil), atuando como pesquisador no tema Marketing: Identidade e Cultura. E-mail: marcelocurth@feevale.br

Publicado

2024-09-06

Cómo citar

Medeiros, A. L. P. de, Souza, R. A. de, Soares, S. S. S., Dantas, Ítalo J. de M. ., & Curth, M. (2024). A INFLUÊNCIA DO GRUPO SUL-COREANO BTS NO CONSUMO DE MODA POR PARTE DAS FÃS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE EMPÍRICA . Revista Prâksis, 2. https://doi.org/10.25112/rpr.v2.3601