A ECOPEDAGOGIA COMO DIFUSORA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TORNO DAS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3403Palavras-chave:
Movimento Ecopedagogia, Práticas Ecopedagógicas, Cidadania PlanetáriaResumo
As pedagogias tradicionais eram antropocêntricas, já a Ecopedagogia é globalizadora, centrada no socioconstrutivismo e tem sua base teórico-metodológica na Educação Ambiental Crítica, buscando promover uma formação integral, a partir de uma visão sistêmica, acerca das relações ecológicas e sociais, contribuindo para a valorização das diversidades. Neste cenário, este estudo tem como objetivo analisar o potencial da Ecopedagogia na difusão de práticas educativas que promovam a tematização das questões de gênero e diversidade cultural, em espaços escolares e não escolares. Para tanto, em uma abordagem qualitativa-exploratória, esta pesquisa se consolidou de forma crítico-colaborativa, adotando como instrumento o método científico dedutivo. Foram avaliadas produções científicas publicadas no âmbito nacional, na área de Educação, no recorte temático Ecopedagogia, no período de 2000-2023, em bases eletrônicas. Os estudos visitados sinalizam que, a cidadania ambiental e a cultura da sustentabilidade precisam ser fomentadas a partir de práticas ecopedagógicas, que promovam a reflexão-ação, por meio de questões emergentes na modernidade, arreigadas no capitalismo e do patriarcado, com destaque para o seguintes temas: mudanças climáticas; diversidade cultural; inclusão de pessoas com deficiência; educação para a sexualidade; ecofeminismo; ecossocialismo. Somente a partir destas reflexões, caminharemos para construção de uma Ecopedagogia, sensível e potente, confluente às complexas problemáticas socioambientais, emergentes no século XXI, e garantindo o respeito a diversidade, às formas de vida, bem como todas às expressões e manifestações culturais e sociais.
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