A ECOPEDAGOGIA COMO DIFUSORA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TORNO DAS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE CULTURAL

Autores

  • Suelen Bomfim Nobre Universidade Feevale
  • Franciele Schilling Da Silva Universidade Feevale
  • Priscila Maria Souza Da Silva Universidade Feevale
  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3403

Palavras-chave:

Movimento Ecopedagogia, Práticas Ecopedagógicas, Cidadania Planetária

Resumo

As pedagogias tradicionais eram antropocêntricas, já a Ecopedagogia é globalizadora, centrada no socioconstrutivismo e tem sua base teórico-metodológica na Educação Ambiental Crítica, buscando promover uma formação integral, a partir de uma visão sistêmica, acerca das relações ecológicas e sociais, contribuindo para a valorização das diversidades. Neste cenário, este estudo tem como objetivo analisar o potencial da Ecopedagogia na difusão de práticas educativas que promovam a tematização das questões de gênero e diversidade cultural, em espaços escolares e não escolares. Para tanto, em uma abordagem qualitativa-exploratória, esta pesquisa se consolidou de forma crítico-colaborativa, adotando como instrumento o método científico dedutivo. Foram avaliadas produções científicas publicadas no âmbito nacional, na área de Educação, no recorte temático Ecopedagogia, no período de 2000-2023, em bases eletrônicas. Os estudos visitados sinalizam que, a cidadania ambiental e a cultura da sustentabilidade precisam ser fomentadas a partir de práticas ecopedagógicas, que promovam a reflexão-ação, por meio de questões emergentes na modernidade, arreigadas no capitalismo e do patriarcado, com destaque para o seguintes temas: mudanças climáticas; diversidade cultural; inclusão de pessoas com deficiência; educação para a sexualidade; ecofeminismo; ecossocialismo. Somente a partir destas reflexões, caminharemos para construção de uma Ecopedagogia, sensível e potente, confluente às complexas problemáticas socioambientais, emergentes no século XXI, e garantindo o respeito a diversidade, às formas de vida, bem como todas às expressões e manifestações culturais e sociais.

Biografia do Autor

Suelen Bomfim Nobre, Universidade Feevale

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Canoas/Brasil). Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: suelennobre@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6414-0959  

Franciele Schilling Da Silva, Universidade Feevale

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Professora na Escola de Aplicação Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: francieless2@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8269-2054 

Priscila Maria Souza Da Silva, Universidade Feevale

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Servidora pública na Secretaria de Educação do munícipio de Campo Bom (Campo Bom/Brasil). E-mail: pry_op@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-7661-4641.

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela UFRGS (Porto Alegre/Brasil). Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: dinora@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7122-1025

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

Bomfim Nobre, S., Schilling Da Silva, F. ., Souza Da Silva, P. M., & Zucchetti, D. T. (2023). A ECOPEDAGOGIA COMO DIFUSORA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM TORNO DAS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE CULTURAL. Revista Conhecimento Online, 2, 78–94. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3403