PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

  • Roberta Souza de Matos
  • Irineu Manoel de Souza Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Diretor do Centro Sócio Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Flora Moritz da Silva Pesquisadora do Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística - NICO e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1485

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Departamento de Compras. Organizações.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo identificar as práticas de gestão do conhecimento presentes no Departamento de Compras - DCOM de uma universidade federal brasileira, com o intuito de perceber os resultados que estas práticas trazem para o departamento e identificar as práticas ausentes e que poderão ser adotadas pelo DCOM. Para tanto, realizou-se análise documental, observação e entrevista semiestruturada com os doze membros disponíveis do DCOM. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e com abordagem qualitativa. A gestão do conhecimento vem ganhando importância nas organizações, sendo o conhecimento apontado como um valioso fator de sucesso da atualidade. Por meio dos resultados da pesquisa, identificou-se à presença das práticas de: Coaching, Educação Corporativa, Sistemas Workflow, GED, Mapeamento de processos, Lições Aprendidas, Melhores Práticas, Portal Corporativo, Aprendizagem Organizacional, Mentoring e Normalização e Padronização. Em contrapartida as práticas ausentes no DCOM são: Comunidades de Prática, Benchmarking, Memória Organizacional, Gestão por Competência, Inteligência Competitiva, Mapeamento de Conhecimentos e Relacionamento com cliente. Dessa forma, propõe-se um modelo de implantação das práticas que poderão ser adotadas pelo DCOM, a fim de proporcionar melhorias no desempenho organizacional. ge

Biografia do Autor

Roberta Souza de Matos

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2016). Tem experiência na área de Administração. 

Irineu Manoel de Souza, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Diretor do Centro Sócio Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2009) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986). É professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do curos de graduação em administração e dos Programas de pós-graduação e administração (PPGA) e em Administração Universitária (PPGAU). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão universitária, administração, gestão pública, estrutura do ensino superior e administração acadêmica.  

Flora Moritz da Silva, Pesquisadora do Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística - NICO e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui doutorado (2017) e mestrado (2013) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSC. 

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Matos, R. S. de, Souza, I. M. de, & Silva, F. M. da. (2019). PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Revista Conhecimento Online, 1, 38–65. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1485

Edição

Seção

Artigos Livres