PROJETO SOLIDARIEDADE: CONSTRUINDO A CIDADANIA ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.194Resumo
O presente artigo intenta apresentar o projeto de extensão “Solidariedade”, que iniciou no segundo semestre de 2009 como parte das atividades de ensino da disciplina de Ciência Política no curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O objetivo do projeto é despertar a sensibilidade e a empatia dos jovens estudantes universitários para as dificuldades enfrentadas por expressivos setores sociais, diante de uma realidade de exclusão, desigualdade e injustiça. Destarte, acredita-se que o projeto vem contribuindo para a formação de sujeitos conscientes do seu papel de cidadão e de sua função social de formadores de opinião no sentido de difundir a construção da cidadania em todos os seguimentos da sociedade. Por meio dele, os estudantes das três turmas de primeira fase do curso visitam instituições públicas, comunitárias, sociais e filantrópicas e durante o semestre de aula, empreendem ações teóricas, práticas e lúdicas para resolver concretamente algumas das necessidades e dificuldades identificadas. Nos quatro primeiros anos do projeto, do segundo semestre de 2009 ao segundo semestre de 2013, os acadêmicos já tinham conseguido efetivar mais de 200 projetos Solidariedade em 181 instituições sociais, beneficiando em média 9.297 seres humanos, totalizando mais de 10.598 h trabalhadas durante sua execução.
Palavras-chave: Direitos Humanos. Cidadania. Conscientização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.