PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): NOTAS SOBRE OS SIGNIFICANTES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores/as

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.3559

Palabras clave:

PNLD, livro didático, alfabetização, professores, prática pedagógica

Resumen

Este artigo discute o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto brasileiro, com foco na análise dos significados atribuídos por professores alfabetizadores a esse programa. Examina-se o papel do PNLD na formação e prática pedagógica dos docentes, bem como suas implicações para o ensino da alfabetização. Considerando a importância do PNLD como instrumento de suporte à educação básica, é fundamental compreender como os professores percebem e utilizam os materiais didáticos oferecidos por esse programa. As análises aqui apresentadas têm como objetivo contribuir para a reflexão crítica sobre o PNLD e suas influências no contexto educacional brasileiro.

 

Biografía del autor/a

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestre em Educação pelo instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (UNIB/USP) (São Paulo/Brasil). Atualmente é Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade na mesma universidade. E-mail: douglas.pestana@unifesp.br.

Publicado

2024-03-05

Cómo citar

Santos, D. M. A. de A. P. dos. (2024). PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): NOTAS SOBRE OS SIGNIFICANTES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES . Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1.3559