FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA E COLABORATIVA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Aline Vargas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Josiane Carolina Soares Ramos Procasko Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2707

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Formação docente, Comunidades de práticas

Resumo

Este estudo qualitativo aborda a relevância da inserção das Metodologias Ativas no ambiente escolar. Analisa-se o potencial das Tecnologias Digitais no contexto educacional no processo de desenvolvimento de práticas pedagógicas colaborativas. Parte-se de uma prática com professores de uma escola pública municipal de Novo Hamburgo, que teve como atividade principal a realização de formações em ambientes virtuais sobre o tema Metodologias Ativas, a fim de fomentar a autoria e a autonomia do professor, utilizando as inovações em sala de aula de forma mais fluida e significativa. Pela concretização desse planejamento, foram coletados e analisados dados levando em consideração as respostas de um questionário semiestruturado aplicado aos professores e reflexões a partir do embasamento teórico de diversos autores pautando a ação pedagógica. Dois vieses principais de investigação fazem parte do processo analítico deste trabalho: compreender as formações sob a perspectiva da aprendizagem em comunidades de prática e implementar a prática de metodologias ativas em um processo de ação-reflexão. O uso das Tecnologias Digitais cria situações que favorecem a aprendizagem significativa e tornam os professores autores de projetos coletivos.

Biografia do Autor

Aline Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Graduada em Gestão da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Rede Municipal de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: alinervargas@gmail.com

 

Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: josiane.ramos@poa.ifrs.edu.br

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Vargas, A., & Soares Ramos Procasko, J. C. . (2021). FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA E COLABORATIVA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Conhecimento Online, 3, 82–104. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2707