HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Débora Lázara Rosa Centro Universitário Norte do Espírito Santo -CEUNES/ Universidade Federal do Espírito Santo UFES
  • Alessandra Meireles do Amaral Centro Universitário Norte do Espírito Santo -CEUNES/ Universidade Federal do Espírito Santo UFES
  • Ana Néry Furlan Mendes Centro Universitário Norte do Espírito Santo -CEUNES/ Universidade Federal do Espírito Santo UFES

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.350

Palavras-chave:

História da Química. Livro didático. Ensino de Química

Resumo

Os processos de ensino e aprendizagem em Química nas últimas décadas, buscam promover interfaces mostrando a Ciência como atividade humana, promovendo saberes necessários a formação social do aluno. Assim, os desdobramentos científicos que culminaram na evolução das Ciências, por seu caráter interdisciplinar, evidenciam a potencialidade de abordagem epistemológica no ensino de Química. Com o objetivo de identificar a inserção da História da Química na Educação Básica, foram analisadas as concepções apresentadas nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 a 2014.

Biografia do Autor

Débora Lázara Rosa, Centro Universitário Norte do Espírito Santo -CEUNES/ Universidade Federal do Espírito Santo UFES

Atualmente é professora de Química na Educação Básica no município de São Mateus-ES . Cursa Mestrado no Ensino da Educação Básica no CEUNES/ UFES em São Mateus/ES, na área de Formação Inicial de professores de Química. Tem experiência na área de Educação nível médio e superior, com ênfase em utilização e produção Metodologias de Ensino como parte do processo ensino aprendizagem.Tem experiência na área industrial como analista de laboratório e coordenadora de laboratório de análises químicas,físico-químicas,microbiológicas e sensorial.

Alessandra Meireles do Amaral, Centro Universitário Norte do Espírito Santo -CEUNES/ Universidade Federal do Espírito Santo UFES

Atualmente cursa mestrado em Ensino na Educação Básica, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo - UFES. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialização em Química e Atenção Primária à Saúde. Atualmente é professora na disciplina de Química pela Secretaria Estadual de Ensino do Espírito santo e Farmacêutica na Prefeitura Municipal de Sooretama. Tem experiência na área de Farmácia Pública e docência em Química a nível de ensino médio.

Ana Néry Furlan Mendes, Centro Universitário Norte do Espírito Santo -CEUNES/ Universidade Federal do Espírito Santo UFES

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, sobre a hidroformilação homogênea e bifásica de olefinas e ésteres graxos insaturados. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo/UFES. As principais áreas de atuação são: Oleoquímica, Uso de materiais bioadsorventes para tratamento do óleo de fritura e efluentes da indústria têxtil e ensino de química.

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Publicado

2016-05-16

Como Citar

Rosa, D. L., do Amaral, A. M., & Mendes, A. N. F. (2016). HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS. Revista Conhecimento Online, 1, 57–67. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.350

Edição

Seção

Artigos Livres