LITERATURA JUVENIL NO PNLD LITERÁRIO 2020: UMA ANÁLISE DE OBRAS SELECIONADAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • José Etham de Lucena Barbosa Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.3518

Palavras-chave:

Literatura juvenil, PNLD Literário, Cultura juvenil

Resumo

O PNLD Literário estabeleceu-se como a maior política pública de fomento à leitura no âmbito nacional, substituindo seu antecessor, o PNBE. Entre 2020 e 2021, o projeto de pesquisa “PNLD Literário 2020 – Tendências da literatura juvenil” acompanhou o desenvolvimento e a efetivação do programa, proporcionando análises das obras que chegavam às escolas. Assim, o presente trabalho apresenta análises de obras selecionadas pelos professores do sistema educacional do município de João Pessoa através do PNLD Literário na sua edição de 2020. As obras analisadas fazem parte da literatura juvenil, um campo ainda em desenvolvimento no país, o qual também ainda carece de fortuna crítica no seu campo de estudos. A partir dos critérios de Antunes (2019) e Ceccantini (2020) as análises objetivaram parâmetros notáveis do gênero, a fim de avaliar a qualidade estética dos textos escolhidos, sendo eles: Quando meu pai perdeu o emprego (2018); Irmão Negro (2018); Malala, a menina que queria ir para a escola (2018); e A face oculta: uma história de bullying e cyberbulling (2018). No conjunto, as obras mostraram semelhanças na utilização de artifícios narrativos simplificados e, em alguns casos, uma despreocupação em proporcionar uma experiência estética aos estudantes os quais os livros são destinados.

Biografia do Autor

José Etham de Lucena Barbosa Filho, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/Brasil). E-mail: ethamlbf2@gmail.com

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/Brasil). Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/Brasil). E-mail: dani.segabinazi@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Barbosa Filho, J. E. de L., & Segabinazi, D. M. (2024). LITERATURA JUVENIL NO PNLD LITERÁRIO 2020: UMA ANÁLISE DE OBRAS SELECIONADAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB. Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1.3518

Edição

Seção

Artigos Livres