PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): NOTAS SOBRE OS SIGNIFICANTES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Authors

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.3559

Keywords:

PNLD, livro didático, alfabetização, professores, prática pedagógica

Abstract

Este artigo discute o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto brasileiro, com foco na análise dos significados atribuídos por professores alfabetizadores a esse programa. Examina-se o papel do PNLD na formação e prática pedagógica dos docentes, bem como suas implicações para o ensino da alfabetização. Considerando a importância do PNLD como instrumento de suporte à educação básica, é fundamental compreender como os professores percebem e utilizam os materiais didáticos oferecidos por esse programa. As análises aqui apresentadas têm como objetivo contribuir para a reflexão crítica sobre o PNLD e suas influências no contexto educacional brasileiro.

 

Author Biography

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestre em Educação pelo instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (UNIB/USP) (São Paulo/Brasil). Atualmente é Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade na mesma universidade. E-mail: douglas.pestana@unifesp.br.

Published

2024-03-05

How to Cite

Santos, D. M. A. de A. P. dos. (2024). PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): NOTAS SOBRE OS SIGNIFICANTES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES . Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1.3559