LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: O DESAFIO DA MUDANÇA DE PARADIGMA

Autores

  • Camila Alves de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlia Soares Martini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mayara Krischke Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lílian Carine Madureira Vieira da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Marília Forgearini Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renata Sperrhake Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2718

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Escola, Letramento literário, Mediação de leitura

Resumo

O presente texto objetiva discutir a concepção de leitura literária na educação básica e apontar alternativas para o resgate de uma perspectiva que seja produtora de leitores de literatura. Para tanto, vale-se de autores como Cosson (2014, 2020, 2021), Bajour (2012) e Petit (2008, 2019). A discussão está empiricamente embasada em uma análise da Base Nacional Comum Curricular e em uma experiência de clube de leitura viabilizada em ação de extensão universitária. As análises apontam que a promoção de ações que aproximam leitores e textos, as quais promovem espaços de fala e de escuta sobre o que se lê e sobre os sentidos que os leitores produzem, potencializa uma concepção de leitura literária experiencial (COSSON, 2016). Quando essa aproximação acontece envolvendo professores da Educação Básica, fortalece-se a sua constituição como leitores de literatura por haver mais ferramentas para potencializar a experiência de leitura literária para e com os seus alunos na Educação Básica.

Biografia do Autor

Camila Alves de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). Bolsista de Doutorado do CNPq na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). E-mail: camilaalvesm@hotmail.com

Júlia Soares Martini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). E-mail: juliasoaresmartini99@gmail.com

Mayara Krischke Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora bilíngue na Escola Canadense Maple Bear (Porto Alegre/Brasil). E-mail: mayklopes2013@gmail.com

Lílian Carine Madureira Vieira da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Especialista em Literatura Infantil pela Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil). Mestranda PPGED na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Osório/Brasil). E-mail: lilian-silva03@uergs.edu.br

Marília Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: maríliaforginunes@gmail.com

Renata Sperrhake, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: renata.sperrhake@gmail.com

Referências

AGUIAR, V. T. A formação do leitor. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 104-116, v. 11. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40359/1/01d17t08.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base - Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

CECCANTINI, J. L.; VALENTE, T. A. PNBE na escola para formar leitores bons de prosa. In: CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. PNBE na escola: literatura fora da caixa. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2014. p. 29-48. (Guia 2 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15608-guia-ef-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 jun. 2021.

COSSON, R. CEALE DEBATE - Literatura: a formação de um leitor todo seu - Rildo Cosson. [Belo Horizonte: Ceale], 2016. 1 vídeo (110 min). Publicado pelo canal Ceale - FaE/UFMG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S9Cs3yk2eqI. Acesso em: 10 jun. 2021.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

ESCOLA DE PASSARINHOS. Literatura. [S. l.], 27 maio 2021. Instagram: @escoladepassarinhos. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CPYLjibFjm1/. Acesso em: 20 jun. 2021.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil: 5ª edição. [S. l.]: IPL, 2020. 153 slides, color. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 20 jun. 2021.

JARDIM, A. S.; SAMPAIO, J. C. C.; GALHARDO, I. O letramento literário: a literatura escolarizada. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 307-320, maio/ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.n32.13219. Acesso em: 20 maio 2021.

MACHADO, A. M. Ponto de fuga - conversas sobre livros. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (org.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

PETIT, M. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.

TODOROV, T. Literatura em perigo. 6. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Melo, C., Martini, J., Lopes, M., Silva, L., Forgearini Nunes, M., & Sperrhake, R. (2021). LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: O DESAFIO DA MUDANÇA DE PARADIGMA. Revista Conhecimento Online, 3, 105–126. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2718