LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: O DESAFIO DA MUDANÇA DE PARADIGMA

Autores/as

  • Camila Melo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlia Martini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mayara Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lílian Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Marília Forgearini Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renata Sperrhake Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2718

Palabras clave:

Leitura, Literatura, Escola, Letramento literário, Mediação de leitura

Resumen

O presente texto objetiva discutir a concepção de leitura literária na educação básica e apontar alternativas para o resgate de uma perspectiva que seja produtora de leitores de literatura. Para tanto, vale-se de autores como Cosson (2014, 2020, 2021), Bajour (2012) e Petit (2008, 2019). A discussão está empiricamente embasada em uma análise da Base Nacional Comum Curricular e em uma experiência de clube de leitura viabilizada em ação de extensão universitária. As análises apontam que a promoção de ações que aproximam leitores e textos, as quais promovem espaços de fala e de escuta sobre o que se lê e sobre os sentidos que os leitores produzem, potencializa uma concepção de leitura literária experiencial (COSSON, 2016). Quando essa aproximação acontece envolvendo professores da Educação Básica, fortalece-se a sua constituição como leitores de literatura por haver mais ferramentas para potencializar a experiência de leitura literária para e com os seus alunos na Educação Básica.

Biografía del autor/a

Camila Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). Bolsista de Doutorado do CNPq na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). E-mail: camilaalvesm@hotmail.com

Júlia Martini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). E-mail: juliasoaresmartini99@gmail.com

Mayara Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora bilíngue na Escola Canadense Maple Bear (Porto Alegre/Brasil). E-mail: mayklopes2013@gmail.com

Lílian Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Especialista em Literatura Infantil pela Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil). Mestranda PPGED na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Osório/Brasil). E-mail: lilian-silva03@uergs.edu.br

Marília Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: maríliaforginunes@gmail.com

Renata Sperrhake, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: renata.sperrhake@gmail.com

Citas

AGUIAR, V. T. A formação do leitor. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 104-116, v. 11. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40359/1/01d17t08.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base - Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

CECCANTINI, J. L.; VALENTE, T. A. PNBE na escola para formar leitores bons de prosa. In: CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. PNBE na escola: literatura fora da caixa. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2014. p. 29-48. (Guia 2 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15608-guia-ef-leituraforadacaixa-pdf&category_slug=maio-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 jun. 2021.

COSSON, R. CEALE DEBATE - Literatura: a formação de um leitor todo seu - Rildo Cosson. [Belo Horizonte: Ceale], 2016. 1 vídeo (110 min). Publicado pelo canal Ceale - FaE/UFMG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S9Cs3yk2eqI. Acesso em: 10 jun. 2021.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

ESCOLA DE PASSARINHOS. Literatura. [S. l.], 27 maio 2021. Instagram: @escoladepassarinhos. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CPYLjibFjm1/. Acesso em: 20 jun. 2021.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil: 5ª edição. [S. l.]: IPL, 2020. 153 slides, color. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 20 jun. 2021.

JARDIM, A. S.; SAMPAIO, J. C. C.; GALHARDO, I. O letramento literário: a literatura escolarizada. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 307-320, maio/ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.n32.13219. Acesso em: 20 maio 2021.

MACHADO, A. M. Ponto de fuga - conversas sobre livros. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (org.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

PETIT, M. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019.

TODOROV, T. Literatura em perigo. 6. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2016.

Publicado

2021-10-01

Cómo citar

Melo, C., Martini, J., Lopes, M., Silva, L., Forgearini Nunes, M., & Sperrhake, R. (2021). LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: O DESAFIO DA MUDANÇA DE PARADIGMA. Revista Conhecimento Online, 3, 105–126. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2718