ENSINO E TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DO DUOLINGO, VIA PLANO DE TRABALHO DOCENTE, PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes UNOPAR-PPGENS
  • Adriana Giarola Ferraz Figueiredo Anhanguera
  • Maria Gorett Freire Vitiello UNOPAR-PPGENS
  • Ligia Fogolin Gargioni UNOPAR
  • Renata Leão Vanzo Allio UNOPAR-FUNADESP

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1301

Palavras-chave:

Ensino. Gamificação. Duolingo. Plano de Trabalho Docente.

Resumo

Este artigo integra a linha de pesquisa “Ensino, Linguagens e suas Tecnologias” e tem como objetivo apresentar uma proposta de exploração do Duolingo enquanto uma ferramenta para o ensino de línguas. Para tanto, os passos da pesquisa seguem a proposta das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (PARANÁ, 2010), com ações interligadas, levadas a campo via Plano de Trabalho Docente (GASPARIN, 2007). A metodologia de pesquisa é qualitativa, tendo como critérios para participar da pesquisa ter utilizado o Duolingo para o ensino de línguas em diferentes idiomas. Os dados indicaram a proficuidade do aplicativo, sobretudo devido aos recursos motivacionais existentes, o que resultou em ampliação do vocabulário dos sujeitos. Contudo, em relação à oralidade, ainda há lacunas a serem preenchidas.
Palavras-chave: Ensino. Gamificação. Duolingo. Plano de Trabalho Docente.

ABSTRACT
This article integrates the research line “Teaching, Languages and their Technologies” and aims to present a proposal to explore Duolingo as a tool for teaching languages. To do so, the research steps follow the proposal of the Paraná State Curricular Guidelines (PARANÁ, 2010), with interlinked actions, taken to the field via the Teaching Work Plan (GASPARIN, 2007). The methodology of research is qualitative, having as criteria to participate in the research have used Duolingo for teaching languages in different languages. The data indicated the applicability of the application, mainly due to the existent motivational resources, which resulted in an amplification of the subjects’ vocabulary. However, regarding orality, there are still gaps to be filled.
Keywords: Teaching. Gamification. Duolingo. Teacher’s Work Plan.

Biografia do Autor

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UNOPAR-PPGENS

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa "Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar", "Os Gêneros Midiáticos como práticas de letramento e multiletramento na escola" (UNOPAR-FUNADESP) e ?A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino" (UNOPAR-CNPq).

Adriana Giarola Ferraz Figueiredo, Anhanguera

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Concluiu o Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização em Literatura Brasileira (UEL - 2002). Concluiu o Programa de Pós-Graduação em Nível de Mestrado em Letras (UEL - 2007). Aprovada no Doutorado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em setembro de 2013, após defesa da tese intitulada "Os domínios da intimidade: o privado e o público nas crônicas de Rachel de Queiroz". Áreas de pesquisa e de atuação: crônica, intimidade, literatura contemporânea, Rachel de Queiroz; Educação a Distância: ambiente virtual de aprendizagem, fórum de discussão; Leitura: estratégias, suportes, competências, habilidades e Enade.

Maria Gorett Freire Vitiello, UNOPAR-PPGENS

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2009). Especialista em Direito de Família à Luz da Responsabilidade Civil pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2011). Participação em Projetos de Pesquisa/Extensão no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual de Londrina - UEL. (Segmento: Violência Contra a Criança e o Adolescente/Políticas Sociais).  Mestranda do Programa Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias-UNOPAR. 

Renata Leão Vanzo Allio, UNOPAR-FUNADESP

Estudante de publicidade e propaganda, com experiência na área de comunicação, comercial e relacionamento entre pessoas. Bolsista da FUNADESP, atua no Projeto de pesquisa junto ao Programa de Pós Graduação da UNOPAR.

Downloads

Publicado

2018-07-11

Como Citar

Nantes, E. A. S., Figueiredo, A. G. F., Vitiello, M. G. F., Gargioni, L. F., & Allio, R. L. V. (2018). ENSINO E TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DO DUOLINGO, VIA PLANO DE TRABALHO DOCENTE, PARA O ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Conhecimento Online, 2, 76–101. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1301

Edição

Seção

Artigos Livres