PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Iago Ramon Möller Universidade Feevale
  • Ernani Mügge Universidade Feevale
  • Claudia Schemes Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1868

Resumo

O presente artigo trata da utilização de plataformas digitais de leitura na educação básica. O principal objetivo é, por meio de uma revisão bibliográfica e de entrevista com estudantes que utilizam a plataforma digital Elefante Letrado, investigar as possibilidades de interação oferecidas por essas ferramentas e o grau de adesão a elas por parte de seus usuários. Para embasar a análise de resultados, o estudo aborda a revolução tecnológica em curso, a utilização de tecnologias digitais na educação, a literatura digital e questões relativas ao livro e à leitura na contemporaneidade. O artigo conclui que o surgimento das plataformas digitais de leitura reflete a época atual e que a interação do homem com a máquina ocorre de maneira inquestionável e intensa. Nada mais natural, portanto, que incluir esse modo específico de se apreciar literatura no ambiente escolar, desde que garantida a qualidade das obras e de sua forma de exploração, processo responsável pela riqueza da experiência de leitura.
Palavras-chave: Plataformas digitais de leitura. Leitura. Literatura digital.

ABSTRACT
The present article deals with the use of digital reading platforms in basic education. The main goal is, by means of a literature review and an interview with students who use the digital platform “Elefante Letrado”, to investigate the interaction possibilities of these tools and the degree of adherence by its users. To support the result analysis, the study approaches the ongoing technological revolution, the use of digital technologies on education, the digital literature and questions related to the book, and to the reading in the contemporaneity. The article concludes that the emergence of digital reading platforms reflects the current time, and that the man interaction with machines occurs in an unquestionable and intense way. Nothing more natural, therefore, than including this specific literature appreciation way in the school environment, since the quality of the works and their form of exploitation – which is the responsible process for the richness of the reading experience – has been guaranteed.
Keywords: Digital reading platforms. Reading. Digital literature.

Biografia do Autor

Iago Ramon Möller, Universidade Feevale

Graduando em Letras (Português/Inglês) na Universidade Feevale (Novo Hamburgo). E-mail: iago@feevale.br

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana (UFRGS). Professor permanente e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Letras. E-mail: ernani@feevale.br

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em História (PUCRS). Professora dos cursos de graduação de História e Moda e pesquisadora e professora do Programa de Pós Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: claudias@feevale.br

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Möller, I. R., Mügge, E., & Schemes, C. (2019). PLATAFORMAS DIGITAIS DE LEITURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Conhecimento Online, 3, 76–91. https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1868

Edição

Seção

Artigos Livres