ERA UMA VEZ... A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO

Autores

  • Manuela Sofia da Conceição Silva TECH&ART – Politécnico de Tomar
  • Maria João Sousa Santos CI&DEI - PL, CIEC – Universidade do Minho
  • Luís Filipe Barbeiro Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3854

Palavras-chave:

Sobredotado, Criatividade, Escrita criativa, Processos criativos, Narrativas

Resumo

Caracterizados por terem uma inteligência acima da média, estarem intrinsecamente motivados e serem altamente criativos, os sobredotados precisam de um atendimento educativo promotor do seu desenvolvimento para impedir o subaproveitamento de capacidades. Esta investigação resultou do reconhecimento de que as atividades criativas promovem o desenvolvimento cognitivo, assim como do entendimento de que a escrita criativa pode ser potenciadora das capacidades dos sobredotados. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 3.º ano de escolaridade, referenciadas para diagnóstico de sobredotação que frequentavam um programa de enriquecimento curricular. Objetivou-se perceber os processos criativos acionados aquando da construção de narrativas, a partir de elementos selecionados ao acaso pelos participantes. Pretendeu-se também caracterizar os seus hábitos de leitura/escrita; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o seu grau de motivação para a leitura/escrita e promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem mista, quantitativa para o estudo de variáveis, e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos e áudio. Os resultados obtidos permitem perceber que estas crianças não se destacam particularmente por hábitos de leitura/escrita, embora gostem de escrever; quanto aos processos criativos, estas crianças não planificam o texto, sendo a textualização e a revisão feitas quase em simultâneo.

Biografia do Autor

Manuela Sofia da Conceição Silva, TECH&ART – Politécnico de Tomar

Manuela Sofia Silva é doutorada em Estudos de Literatura e de Cultura pela Universidade de Lisboa, onde também concluiu o mestrado em Estudos Franceses. Também possui mestrado em Educação Especial e é professora adjunta convidada do Instituto Politécnico de Tomar desde 2018 e investigadora no Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (Techn&Art). Colabora, igualmente, com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (desde 2022). Interessa-se pelas relações entre literatura e a cultura, a reescrita, a autoria feminina, a sobredotação, assim como a escrita criativa e de ficção.

É autora de Programa de Escrita Criativa para sobredotados (2016); Reescritas das Cartas Portuguesas em Portugal, seguidas do conto As Cartas que nunca te escrevi (2023) e o conto infantil Maria no País dos brinquedos (in)úteis (2023).

Maria João Sousa Santos, CI&DEI - PL, CIEC – Universidade do Minho

Maria João Sousa Santos, psicóloga, doutorada em Estudos da Criança, área do conhecimento - Psicopedagogia da Criança pela Universidade de Minho. Mestre em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Clínica do Desenvolvimento, pela Universidade de Coimbra.

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Integra na qualidade de membro efetivo o Centro de Estudos em Educação e Inovação (Ci&DEI) e na qualidade de membro colaborador o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC).

Tem focado a sua investigação na área do desenvolvimento e do estudo das competências emocional, envolvendo a heterogeneidade dos sujeitos. É autora de diversos artigos e publicações na área da Psicologia do Desenvolvimento, da educação para as emoções e da Educação Inclusiva.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo sido reconhecida como psicólogo especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.

Luís Filipe Barbeiro, Universidade de Coimbra

Luís Filipe Barbeiro é professor coordenador principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria; doutor e agregado em Educação, respetivamente nas especialidades de Metodologia do Ensino do Português e Literacias e Ensino do Português.  Tem focado a sua investigação na didática da escrita, língua materna e não materna. Participou em vários projetos científico-pedagógicos, de âmbito nacional e internacional, no domínio da literacia, do ensino-aprendizagem de Português Língua Não Materna e da diversidade linguística. Na área da didática da escrita, publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e diversos livros.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

Silva, M. S. da C., Santos, M. J. S., & Barbeiro, L. F. (2024). ERA UMA VEZ. A ESCRITA CRIATIVA EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃO. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3854