PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): NOTAS SOBRE OS SIGNIFICANTES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.3559

Palavras-chave:

PNLD, livro didático, alfabetização, professores, prática pedagógica

Resumo

Este artigo discute o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no contexto brasileiro, com foco na análise dos significados atribuídos por professores alfabetizadores a esse programa. Examina-se o papel do PNLD na formação e prática pedagógica dos docentes, bem como suas implicações para o ensino da alfabetização. Considerando a importância do PNLD como instrumento de suporte à educação básica, é fundamental compreender como os professores percebem e utilizam os materiais didáticos oferecidos por esse programa. As análises aqui apresentadas têm como objetivo contribuir para a reflexão crítica sobre o PNLD e suas influências no contexto educacional brasileiro.

 

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestre em Educação pelo instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (UNIB/USP) (São Paulo/Brasil). Atualmente é Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade na mesma universidade. E-mail: douglas.pestana@unifesp.br.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Santos, D. M. A. de A. P. dos. (2024). PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): NOTAS SOBRE OS SIGNIFICANTES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES . Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1.3559

Edição

Seção

Artigos Livres