TURISMO CRIATIVO EM MINAS GERAIS: UM CAMPO DE ESTUDOS EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v3i2.3530Palabras clave:
Turismo Criativo. Economia Criativa. Minas Gerais.Resumen
O turismo criativo trata-se de um conceito que passou a ser discutido a partir dos anos 2000, e consiste, em linhas gerais, em um turismo que agrega potencial criativo e participação nas tradições locais, uma interação entre turista e comunidade local. A partir da compreensão do turismo criativo como campo emergente de estudos, bem como do potencial de Minas Gerais para o desenvolvimento desta categoria de turismo, dada a sua diversidade cultural, o objetivo desta pesquisa1 é identificar e discutir a literatura existente sobre essa categoria de turismo em Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa Bibliográfica, realizada a partir da busca de trabalhos científicos nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, seleção e estudo dos artigos encontrados. A revisão dos estudos encontrados sugere a existência de potencial para o turismo criativo em Minas Gerais, especialmente dentro da gastronomia, da literatura, do patrimônio histórico e do patrimônio ambiental, contudo, ainda se mostra como uma discussão incipiente e pouco aprofundada. Ademais, os estudos sugerem problemas de efetivação para o turismo criativo no Estado, que vão desde a pouca compreensão do tema até a necessidade de governança mais atuante no setor. Conclui-se que a revisão da literatura já existente sobre o tema possibilita um ponto de partida para pesquisas subsequentes que possam avançar teoricamente e no exercício prático de incentivos para as experiências existentes no Estado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Patrícia Morais Lima, Glenda Nunes Gomes, Gian Luca Souza Calabro, Tainá Ribeiro Antunes, Ana Célia Melo Lopes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.