CIDADE PATRIMÔNIO E CRIATIVA: ESTUDO DE CASO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO, MG

Autores

  • Felipe Vecchia Guerra
  • Suzana Fernandes de Paula
  • Luiz Cláudio Alves Viana
  • Carolina da Rocha Mendes
  • Ingrid Chaves Lima Ferreira Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i2.3526

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o setor da economia criativa em Ouro Preto/MG, e o surgimento de políticas públicas que contemplem essa atividade econômica no município. Para isso, realizou-se uma pesquisa Bibliográfica em estudos correlatos que abordassem as seguintes temáticas: economia criativa, patrimônio, história e turismo em Ouro Preto, leis municipais e ações do poder público municipal sobre economia criativa, além de dados disponibilizados por órgãos públicos e instituições privadas. Assim, foi possível dimensionar a importância da economia criativa no município, principalmente, em virtude do Plano de Apoio a Diversificação Econômica em curso na cidade que, historicamente, é impactado e influenciado fortemente pelos aspectos econômicos e socioambientais. Como resultado, foi possível constatar que nos últimos três anos a gestão pública municipal da cidade tem criado políticas públicas voltadas para a economia criativa desenvolvida no território, visando a diversificação e sustentabilidade econômica do município.

Biografia do Autor

Felipe Vecchia Guerra

Turismólogo, especialista em Políticas Públicas. Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia/PMOP. E-mail: smde.pmop@ouropreto.mg.gov.br

Suzana Fernandes de Paula

Doutora em Ciências Naturais - Geologia Ambiental no Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais - DEGEO/UFOP. Professora no curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto.
E-mail: economia.criativa@ouropreto.mg.gov.br. 

Luiz Cláudio Alves Viana

Turismólogo, doutorando e mestre em Ambiente Construído e Patrimônio. Diretoria de Economia Criativa e Solidária/PMOP. E-mail: economiacriativapmop@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2292-3645.

Carolina da Rocha Mendes

Graduanda em turismo - UFOP. Estagiária - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia/PMOP. E-mail: carolina.mendes@aluno.ufop.edu.br

Ingrid Chaves Lima Ferreira Guimarães

Graduanda em turismo - UFOP. Estagiária - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia/PMOP. E-mail: ingrid.guimarães@aluno.ufop.edu.br.

Downloads

Publicado

2023-12-05