PANORAMA DAS POLÍTICAS DE FOMENTO À ECONOMIA CRIATIVA NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v2i2.3071Palavras-chave:
Políticas Públicas, Economia Criativa, Indústrias Culturais, América LatinaResumo
O conceito de Economia Criativa foi conhecido pela primeira vez em 1994, na Austrália. Desde então, vem ganhando cada vez mais relevância no debate sobre o desenvolvimento econômico e social de diferentes países, iniciando uma tendência de criação de políticas públicas que incentivam a expansão da Economia Criativa. A proposta central deste trabalho é oferecer um panorama das políticas nacionais de fomento à Economia Criativa da América Latina, com base em análise documental e partindo do estudo dos casos do México, Chile, Colômbia, Uruguai e Brasil, bem como analisar suas principais características e desdobramentos subnacionais, com implicações para as chamadas cidades criativas. O tema das políticas culturais se apresenta com grande relevância no levantamento documental, ancorando a evolução da Economia Criativa nos referidos países. Buscando uma contribuição analítica, traçam-se algumas semelhanças e diferenças entre os casos com o objetivo de levantar características centrais para o fomento à Economia Criativa na região.
Referências
BOTELHO, I. As dimensões da cultura e o lugar das políticas públicas. In: BOTELHO, Isaura. Dimensões da Cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: Ed. Sesc SP, 2016. p. 19-40.
BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano da Secretaria da Economia Criativa: Políticas, diretrizes e ações. Brasília, 2011.
COLOMBIA. Ley 1834, de 23 may 2017. Por medio de la cual se fomenta la economía creativa: Ley Naranja. Bogotá, 2017.
COLOMBIA. DEPARTAMENTO NACIONAL DE PLANEACIÓN. Bases del Plan Nacional de Desarrollo 2018-2022: Pacto por Colombia, pacto por la equidad. Bogotá, 2019.
COLOMBIA, MINISTÉRIO DE CULTURA. Política integral de la economía naranja. Bogotá, 2020. Disponível em: https://www.economianaranja.gov.co/media/y40abohn/poli-tica-integral-economi-a-naranja.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
CONSEJO NACIONAL DE LA CULTURA Y DE LAS ARTES. Plan Nacional de Fomento a la Economía Creativa. Santiago, CNCA, 2017. Disponível em: Plan Nacional de Fomento a la Economía Creativa by Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio - Gobierno de Chile - Issuu. Acesso em: 18 set. 2020.
EASTON, D. The political system: an inquiry into the state of political science. New York: Knopf, 1953. 362 p.
FIRJAN. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2019. Disponível em: MapeamentoIndustriaCriativa.pdf. Acesso em: 01 set 2020.
GOBIERNO DE MÉXICO. Secretaría de Cultura. Mapa de ruta de industrias creativas digitales. Disponível em: http://agendadigital.cultura.gob.mx/documentos/mapaderutaicd.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.
LEITÃO, C. S. Entrevista a Lucas Chér: a economia criativa no Brasil. Realizada virtualmente em 01 set. 2020.
LEITÃO, C. S.; GUILHERME, L. L. O Início: (in)definições, receios e expectativas. In: LEITÃO, C. S.; GUILHERME, L. L. Cultura em Movimento: memórias e reflexões sobre políticas públicas e práticas de gestão. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2014. p. 47-54.
LEITÃO, C. S.; MACHADO, A. F. Por um Brasil Criativo: Significados, Desafios e Perspectivas da Economia Criativa Brasileira. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2016.
MIGUEZ, P. Economia Criativa: uma discussão preliminar. In: NUSSBAUMER, G. M. Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EdUFBA, 2007. p. 95-114.
POLO CRIATIVO. A Escola da Economia Criativa no Brasil. Rio de Janeiro, 2011.
SJÖBLOM, G. Problemi e soluzioni in politica. Rivista Italiana di Scienza Politica, v. 14, n. 1, p. 41-85, apr. 1984.
URUGUAY. Hacia una Estrategia Nacional de Desarrollo, Uruguay 2050: Las indústrias creativas en el desarrollo del Uruguay del futuro. Montevideo, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LUIS PAULO BRESCIANI, Pedro Vianna Godinho Peria, Lucas Bazani Chér
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.