PANORAMA DAS POLÍTICAS DE FOMENTO À ECONOMIA CRIATIVA NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v2i2.3071Palavras-chave:
Políticas Públicas, Economia Criativa, Indústrias Culturais, América LatinaResumo
O conceito de Economia Criativa foi conhecido pela primeira vez em 1994, na Austrália. Desde então, vem ganhando cada vez mais relevância no debate sobre o desenvolvimento econômico e social de diferentes países, iniciando uma tendência de criação de políticas públicas que incentivam a expansão da Economia Criativa. A proposta central deste trabalho é oferecer um panorama das políticas nacionais de fomento à Economia Criativa da América Latina, com base em análise documental e partindo do estudo dos casos do México, Chile, Colômbia, Uruguai e Brasil, bem como analisar suas principais características e desdobramentos subnacionais, com implicações para as chamadas cidades criativas. O tema das políticas culturais se apresenta com grande relevância no levantamento documental, ancorando a evolução da Economia Criativa nos referidos países. Buscando uma contribuição analítica, traçam-se algumas semelhanças e diferenças entre os casos com o objetivo de levantar características centrais para o fomento à Economia Criativa na região.
Referências
BOTELHO, I. As dimensões da cultura e o lugar das políticas públicas. In: BOTELHO, Isaura. Dimensões da Cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: Ed. Sesc SP, 2016. p. 19-40.
BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano da Secretaria da Economia Criativa: Políticas, diretrizes e ações. Brasília, 2011.
COLOMBIA. Ley 1834, de 23 may 2017. Por medio de la cual se fomenta la economía creativa: Ley Naranja. Bogotá, 2017.
COLOMBIA. DEPARTAMENTO NACIONAL DE PLANEACIÓN. Bases del Plan Nacional de Desarrollo 2018-2022: Pacto por Colombia, pacto por la equidad. Bogotá, 2019.
COLOMBIA, MINISTÉRIO DE CULTURA. Política integral de la economía naranja. Bogotá, 2020. Disponível em: https://www.economianaranja.gov.co/media/y40abohn/poli-tica-integral-economi-a-naranja.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
CONSEJO NACIONAL DE LA CULTURA Y DE LAS ARTES. Plan Nacional de Fomento a la Economía Creativa. Santiago, CNCA, 2017. Disponível em: Plan Nacional de Fomento a la Economía Creativa by Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio - Gobierno de Chile - Issuu. Acesso em: 18 set. 2020.
EASTON, D. The political system: an inquiry into the state of political science. New York: Knopf, 1953. 362 p.
FIRJAN. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2019. Disponível em: MapeamentoIndustriaCriativa.pdf. Acesso em: 01 set 2020.
GOBIERNO DE MÉXICO. Secretaría de Cultura. Mapa de ruta de industrias creativas digitales. Disponível em: http://agendadigital.cultura.gob.mx/documentos/mapaderutaicd.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.
LEITÃO, C. S. Entrevista a Lucas Chér: a economia criativa no Brasil. Realizada virtualmente em 01 set. 2020.
LEITÃO, C. S.; GUILHERME, L. L. O Início: (in)definições, receios e expectativas. In: LEITÃO, C. S.; GUILHERME, L. L. Cultura em Movimento: memórias e reflexões sobre políticas públicas e práticas de gestão. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2014. p. 47-54.
LEITÃO, C. S.; MACHADO, A. F. Por um Brasil Criativo: Significados, Desafios e Perspectivas da Economia Criativa Brasileira. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2016.
MIGUEZ, P. Economia Criativa: uma discussão preliminar. In: NUSSBAUMER, G. M. Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EdUFBA, 2007. p. 95-114.
POLO CRIATIVO. A Escola da Economia Criativa no Brasil. Rio de Janeiro, 2011.
SJÖBLOM, G. Problemi e soluzioni in politica. Rivista Italiana di Scienza Politica, v. 14, n. 1, p. 41-85, apr. 1984.
URUGUAY. Hacia una Estrategia Nacional de Desarrollo, Uruguay 2050: Las indústrias creativas en el desarrollo del Uruguay del futuro. Montevideo, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LUIS PAULO BRESCIANI, Pedro Vianna Godinho Peria, Lucas Bazani Chér
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.