“UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL” E “MINHA MÃE É UMA PEÇA”: ASPECTOS DAS FRANQUIAS CINEMATOGRÁFICAS NOS MERCADOS GLOBAL E BRASILEIRO

Autores/as

  • Larissa Zoratto Lunge Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Roberto Tietzmann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v1i1.2674

Palabras clave:

Cinema, Franquias Cinematográficas, Transmídia, Universo Cinematográfico da Marvel, Minha Mãe É Uma Peça

Resumen

O presente artigo discute características das franquias de mídia, prática cada vez mais relevante para o cinema contemporâneo. Como principal objetivo, buscamos compreender como se caracterizam as franquias cinematográficas de maior sucesso dos mercados global e brasileiro, respectivamente, o “Universo Cinematográfico da Marvel” e “Minha Mãe É Uma Peça”. Para este objetivo, analisamos dados de bilheteria em salas de cinema como forma de identificar as franquias de sucesso nos dois mercados. O artigo apresenta conceitos de franquia, contextualiza a sua relação com o cinema e apresenta uma análise baseada em Jenkins (2009) acerca dos objetos de estudo. Os principais resultados evidenciaram que as franquias global e brasileira apresentam diferentes patamares de complexidade de estrutura, marcadas, respectivamente, pela construção de um universo ficcional expansivo e pela centralização em um personagem. Porém, ambas demonstraram que o formato apresenta grande potencial para atingir sucesso de público e bilheteria, tanto no mercado global quanto no brasileiro, e filmes que se afastam de uma franquia têm mais dificuldade em conquistar estas posições.

Biografía del autor/a

Larissa Zoratto Lunge, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: larissa.zoratto@edu.pucrs.br

Roberto Tietzmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor dos programas de pós-graduação em Comunicação e Letras – Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: rtietz@pucrs.br

Citas

BOX OFFICE MOJO. Top Lifetime Grosses. 2020. Disponível em: https://www.boxofficemojo.com/chart/ww_top_lifetime_gross/?area=XWW. Acesso em: 28 ago. 2020.

BUSINESS WIRE. Marvel Entertainment Names David Maisel as Chairman, Marvel Studios and Kevin Feige as President of Production. Los Angeles, 13 Mar. 2007. Disponível em: https://www.businesswire.com/news/home/20070313005273/en/Marvel-Entertainment-Names-David-Maisel-Chairman-Marvel. Acesso em: 15 nov. 2019.

HOWE, Sean. Marvel Comics: A História Secreta. São Paulo: LeYa, 2013.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JOHNSON, Derek. Media Franchising: Creative License and Collaboration in the Culture Industries. New York: University Press, 2013.

MAISEL, David. Marvel Studios’ Origin Secrets Revealed by Mysterious Founder: History Was “Rewritten”. [Entrevista cedida a] Kim Masters. The Hollywood Reporter, Los Angeles, 5 maio 2016. Disponível em: https://www.hollywoodreporter.com/features/marvel-studios-origin-secrets-revealed-889795. Acesso em: 15 nov. 2019.

MARTEL, Frédéric. Mainstream: A guerra global das mídias e das culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

MARVEL. Marvel Corporate Information. 2020. Disponível em: https://www.marvel.com/corporate/about. Acesso em: 28 jul. 2020.

MARVEL. Movies. 2021a. Disponível em: https://www.marvel.com/movies. Acesso em: 19 maio 2021.

MARVEL. TV shows. 2021b. Disponível em: https://www.marvel.com/tv-shows. Acesso em: 20 maio 2021.

MASCARELLO, Fernando. Cinema Hollywoodiano Contemporâneo. In: História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.

OCA/ANCINE. “Minha mãe é uma peça 3” já é o filme brasileiro com a maior bilheteria da série histórica. 2020a. Disponível em: https://www.ancine.gov.br/pt-br/sala-imprensa/noticias/minha-m-e-uma-pe-3-j-o-filme-brasileiro-com-maior-bilheteria-da-s-rie-hist. Acesso em: 15 jun. 2020.

OCA/ANCINE. Distribuição em Salas – 2019. 2020b. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/distribuicao_2019.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

OCA/ANCINE. Listagem dos Filmes Brasileiros Lançados Comercialmente em Salas de Exibição 1995 a 2018. 2019. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/2102_0.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

PAULO GUSTAVO (Website). Minha Mãe É Uma Peça. 2020b. Disponível em: https://paulogustavo.com/projetos/minha-mae-e-uma-peca/. Acesso em: 09 set. 2020.

PAULO GUSTAVO (Website). O Ator. 2020a. Disponível em: https://paulogustavo.com/o-ator/. Acesso em: 09 set. 2020.

PAULO GUSTAVO. 220 Paulos. [Entrevista cedida a] Victória Costa. Revista Invoga, n. 36, abr./maio 2018. Disponível em: https://invoga.com.br/2018/05/18/220-paulos/. Acesso em: 08 set. 2020.

PAULO GUSTAVO. Paulo Gustavo - Entrevista para o Papelpop.com. [Entrevista cedida a] Zé Brites. Papelpop, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2GODk2jxG1I. Acesso em: 08 set. 2020.

PAULO GUSTAVO. Paulo Gustavo sobre beijo gay: “Patético me chamar de homofóbico”. [Entrevista cedida a] Luiz Prisco. Metrópoles, 2020c. Disponível em: https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/paulo-gustavo-sobre-beijo-gay-patetico-me-chamar-de-homofobico. Acesso em: 11 set. 2020.

SEBRAE. Franquia Franqueado Franqueador. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/franquias_portal_sebrae.pdf. [s.d.] Acesso em: 09 nov. 2019.

THE NUMBERS. Movie Franchises. 2020. Disponível em: https://www.the-numbers.com/movies/franchises. Acesso em: 22 jul. 2020.

THE WALT DISNEY COMPANY. About The Walt Disney Company. 2020. Disponível em: https://thewaltdisneycompany.com/about/. Acesso em: 24 jul. 2020.

Publicado

2021-07-13