FESTA COMPLETA, COM AFETOS E PERTENÇAS, UM ESTUDO DE CASO EM TORNO DO “FESTIVAL DA COMIDA CONTINENTE”, PORTO-PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3825Palavras-chave:
Festivais, Festival da Comida Continente, Fandom, Cultura Alimentar, Cultura MusicalResumo
O universo dos festivais, para o estudo da cultura de fandoms, tem se tornado cada vez mais uma paragem obrigatória para a compreensão das dinâmicas culturais das/nas sociedades contemporâneas. Enfocando o “Festival da Comida Continente 2023” como caso emblemático, este artigo promove uma análise de como comida e música, como cernes da programação do evento, tornam-se vetores de agregação e sociabilidade para a elaboração do que alguns estudiosos têm chamado/identificado de cenas culturais (Bennett, 2004, 2014; Blum, 2001; Guerra, 2024, 2021, 2018, 2017, 2016). Importa referir que o caso em estudo levanta condições para desenharmos o conjunto de comportamentos do público do festival como o principal promotor de uma lógica de coletivização pulsante, de partilha de interesses que se inter-relacionam e se externalizam tornando-se uma fulcral parcela para a existência da cena cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diego Rebouças, Paula Guerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.