O CINEMA NEONOIR ITALIANO E SUA ABORDAGEM EM L’ULTIMO CAPODANNO

Autores

  • Alexandre Rossato Augusti Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v2i1.2881

Palavras-chave:

Cinema noir italiano, Cinema neonoir italiano, L’ultimo capodanno, Análise fílmica

Resumo

A proposta deste artigo é a de verificar traços do cinema noir em um filme italiano que rompe com o período que na Itália é tradicionalmente compreendido como o do cinema noir clássico. Para além disso, a obra analisada, L’ultimo capodanno (Marco Risi, 1998), pode ser facilmente percebida como pertencente ao gênero comédia. No entanto, empreende-se aqui uma tentativa de orientar para um olhar mais complexo sobre ela, identificando-se elementos do cinema noir ou neonoir e situando-os em uma narrativa que a priori conduziria acentuadamente para uma outra noção de gênero. Como orientação metodológica, aponta-se a análise fílmica, destacando-se principalmente os autores Jacques Aumont e Michel Marie (2009), e Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2009). Defende-se que L’ultimo Capodanno se trata de um filme neonoir, que rearranja elementos do noir clássico, tratados em condições particulares, contribuindo deste modo para uma nova alternativa de manifestação deste gênero em sua condição neonoir.

Biografia do Autor

Alexandre Rossato Augusti, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor na Universidade Federal do Pampa (São Borja/Brasil). E-mail: alexandreaugusti@unipampa.edu.br

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Publicado

2022-02-23