“UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL” E “MINHA MÃE É UMA PEÇA”: ASPECTOS DAS FRANQUIAS CINEMATOGRÁFICAS NOS MERCADOS GLOBAL E BRASILEIRO

Authors

  • Larissa Zoratto Lunge Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Roberto Tietzmann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v1i1.2674

Keywords:

Cinema, Franquias Cinematográficas, Transmídia, Universo Cinematográfico da Marvel, Minha Mãe É Uma Peça

Abstract

O presente artigo discute características das franquias de mídia, prática cada vez mais relevante para o cinema contemporâneo. Como principal objetivo, buscamos compreender como se caracterizam as franquias cinematográficas de maior sucesso dos mercados global e brasileiro, respectivamente, o “Universo Cinematográfico da Marvel” e “Minha Mãe É Uma Peça”. Para este objetivo, analisamos dados de bilheteria em salas de cinema como forma de identificar as franquias de sucesso nos dois mercados. O artigo apresenta conceitos de franquia, contextualiza a sua relação com o cinema e apresenta uma análise baseada em Jenkins (2009) acerca dos objetos de estudo. Os principais resultados evidenciaram que as franquias global e brasileira apresentam diferentes patamares de complexidade de estrutura, marcadas, respectivamente, pela construção de um universo ficcional expansivo e pela centralização em um personagem. Porém, ambas demonstraram que o formato apresenta grande potencial para atingir sucesso de público e bilheteria, tanto no mercado global quanto no brasileiro, e filmes que se afastam de uma franquia têm mais dificuldade em conquistar estas posições.

Author Biographies

Larissa Zoratto Lunge, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: larissa.zoratto@edu.pucrs.br

Roberto Tietzmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor dos programas de pós-graduação em Comunicação e Letras – Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). E-mail: rtietz@pucrs.br

References

BOX OFFICE MOJO. Top Lifetime Grosses. 2020. Disponível em: https://www.boxofficemojo.com/chart/ww_top_lifetime_gross/?area=XWW. Acesso em: 28 ago. 2020.

BUSINESS WIRE. Marvel Entertainment Names David Maisel as Chairman, Marvel Studios and Kevin Feige as President of Production. Los Angeles, 13 Mar. 2007. Disponível em: https://www.businesswire.com/news/home/20070313005273/en/Marvel-Entertainment-Names-David-Maisel-Chairman-Marvel. Acesso em: 15 nov. 2019.

HOWE, Sean. Marvel Comics: A História Secreta. São Paulo: LeYa, 2013.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JOHNSON, Derek. Media Franchising: Creative License and Collaboration in the Culture Industries. New York: University Press, 2013.

MAISEL, David. Marvel Studios’ Origin Secrets Revealed by Mysterious Founder: History Was “Rewritten”. [Entrevista cedida a] Kim Masters. The Hollywood Reporter, Los Angeles, 5 maio 2016. Disponível em: https://www.hollywoodreporter.com/features/marvel-studios-origin-secrets-revealed-889795. Acesso em: 15 nov. 2019.

MARTEL, Frédéric. Mainstream: A guerra global das mídias e das culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

MARVEL. Marvel Corporate Information. 2020. Disponível em: https://www.marvel.com/corporate/about. Acesso em: 28 jul. 2020.

MARVEL. Movies. 2021a. Disponível em: https://www.marvel.com/movies. Acesso em: 19 maio 2021.

MARVEL. TV shows. 2021b. Disponível em: https://www.marvel.com/tv-shows. Acesso em: 20 maio 2021.

MASCARELLO, Fernando. Cinema Hollywoodiano Contemporâneo. In: História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.

OCA/ANCINE. “Minha mãe é uma peça 3” já é o filme brasileiro com a maior bilheteria da série histórica. 2020a. Disponível em: https://www.ancine.gov.br/pt-br/sala-imprensa/noticias/minha-m-e-uma-pe-3-j-o-filme-brasileiro-com-maior-bilheteria-da-s-rie-hist. Acesso em: 15 jun. 2020.

OCA/ANCINE. Distribuição em Salas – 2019. 2020b. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/distribuicao_2019.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

OCA/ANCINE. Listagem dos Filmes Brasileiros Lançados Comercialmente em Salas de Exibição 1995 a 2018. 2019. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/2102_0.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

PAULO GUSTAVO (Website). Minha Mãe É Uma Peça. 2020b. Disponível em: https://paulogustavo.com/projetos/minha-mae-e-uma-peca/. Acesso em: 09 set. 2020.

PAULO GUSTAVO (Website). O Ator. 2020a. Disponível em: https://paulogustavo.com/o-ator/. Acesso em: 09 set. 2020.

PAULO GUSTAVO. 220 Paulos. [Entrevista cedida a] Victória Costa. Revista Invoga, n. 36, abr./maio 2018. Disponível em: https://invoga.com.br/2018/05/18/220-paulos/. Acesso em: 08 set. 2020.

PAULO GUSTAVO. Paulo Gustavo - Entrevista para o Papelpop.com. [Entrevista cedida a] Zé Brites. Papelpop, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2GODk2jxG1I. Acesso em: 08 set. 2020.

PAULO GUSTAVO. Paulo Gustavo sobre beijo gay: “Patético me chamar de homofóbico”. [Entrevista cedida a] Luiz Prisco. Metrópoles, 2020c. Disponível em: https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/paulo-gustavo-sobre-beijo-gay-patetico-me-chamar-de-homofobico. Acesso em: 11 set. 2020.

SEBRAE. Franquia Franqueado Franqueador. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/franquias_portal_sebrae.pdf. [s.d.] Acesso em: 09 nov. 2019.

THE NUMBERS. Movie Franchises. 2020. Disponível em: https://www.the-numbers.com/movies/franchises. Acesso em: 22 jul. 2020.

THE WALT DISNEY COMPANY. About The Walt Disney Company. 2020. Disponível em: https://thewaltdisneycompany.com/about/. Acesso em: 24 jul. 2020.

Published

2021-07-13