TURISMO CRIATIVO EM MINAS GERAIS: UM CAMPO DE ESTUDOS EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v3i2.3530Palavras-chave:
Turismo Criativo. Economia Criativa. Minas Gerais.Resumo
O turismo criativo trata-se de um conceito que passou a ser discutido a partir dos anos 2000, e consiste, em linhas gerais, em um turismo que agrega potencial criativo e participação nas tradições locais, uma interação entre turista e comunidade local. A partir da compreensão do turismo criativo como campo emergente de estudos, bem como do potencial de Minas Gerais para o desenvolvimento desta categoria de turismo, dada a sua diversidade cultural, o objetivo desta pesquisa1 é identificar e discutir a literatura existente sobre essa categoria de turismo em Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa Bibliográfica, realizada a partir da busca de trabalhos científicos nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, seleção e estudo dos artigos encontrados. A revisão dos estudos encontrados sugere a existência de potencial para o turismo criativo em Minas Gerais, especialmente dentro da gastronomia, da literatura, do patrimônio histórico e do patrimônio ambiental, contudo, ainda se mostra como uma discussão incipiente e pouco aprofundada. Ademais, os estudos sugerem problemas de efetivação para o turismo criativo no Estado, que vão desde a pouca compreensão do tema até a necessidade de governança mais atuante no setor. Conclui-se que a revisão da literatura já existente sobre o tema possibilita um ponto de partida para pesquisas subsequentes que possam avançar teoricamente e no exercício prático de incentivos para as experiências existentes no Estado.
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Copyright (c) 2023 Patrícia Morais Lima, Glenda Nunes Gomes, Gian Luca Souza Calabro, Tainá Ribeiro Antunes, Ana Célia Melo Lopes
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