Chamada para submissão de trabalhos: Game Studies e as Indústrias Criativas
Editores convidados:
Samyr Paz (Universidade Feevale), Camila Freitas (UFPB) e Beatriz Blanco (SENAC-SP)
Ao conformar um mercado lucrativo e em expansão, os jogos digitais, nos últimos anos, deixaram de ser vistos exclusivamente como produtos do entretenimento e passaram a ocupar lugar de destaque como dispositivos sociotécnicos capazes de organizar práticas culturais, simbólicas, comunicacionais e econômicas. Ao passo que, também, consolidam-se como mídias interativas complexas, com linguagens e formatos próprios - que entrelaçam estética, tecnologia e agência dos jogadores -, os jogos eletrônicos relacionam-se com outros sistemas culturais (como o cinema, a música, a moda, o design e a literatura) e se afirmam, constantemente, enquanto parte ativa da economia criativa global.
Neste cenário, os Estudos de Jogos (Game Studies) despontam como um campo fértil de investigação interdisciplinar que articula diferentes epistemologias, abordagens metodológicas e objetos empíricos para compreender os modos como os jogos produzem subjetividades, instauram regimes de mediação, organizam lógicas de criação e operam na circulação e consumo da cultura contemporânea. Tais investigações dialogam com questões éticas, políticas, econômicas e estéticas, cujos atravessamentos ocorrem tanto no âmbito da experiência dos jogadores quanto na lógica de produção do mercado de jogos.
A intersecção entre Game Studies e Indústrias Criativas nos permite pensar os jogos não somente enquanto elementos lúdicos da cultura, mas como produtos e processos que condensam valores simbólicos, afetivos e econômicos. Essa relação convoca debates sobre performatividade, comodificação do jogar, estética, regimes de visibilidade e de invisibilidade, precarização laboral, inovação e resistência, organização de comunidades interativas, fandoms e criação de mundos possíveis.
Diante desse contexto, o presente Dossiê temático convida pesquisadoras(es) a submeterem trabalhos que explorem criticamente as articulações entre os Estudos de Jogos e as Indústrias Criativas, a partir de diferentes perspectivas teóricas, metodológicas e empíricas. Serão bem-vindas contribuições que abordam, entre outros, os seguintes eixos temáticos:
1. Criatividade e atividades lúdicas: design de jogos, inovação estética, narrativa interativa, processos autorais, ludicidade como linguagem, experimentações entre arte e tecnologia.
2. Produção, consumo e circulação: desenvolvimento de jogos e formação de mercados independentes, economia política dos games, práticas de fãs, redes de distribuição digital e economia afetiva.
3. Plataformização e mediação: modding, games-as-a-service, streaming, infraestrutura tecnológica, transformações nas formas de monetização, vigilância, comodificação e consumo.
4. Interseccionalidade, representações e comunidades: questões de gênero, raça, classe, deficiências e sexualidade nos jogos; políticas de inclusão, acessibilidade e espaços de visibilidade, assim como práticas de mobilização e estratégias de ativismo no contexto das comunidades de jogos digitais.
Compreendendo as indústrias criativas como espaço tensionado por dinâmicas de exploração e potenciais emancipatórios, este dossiê também está aberto às reflexões sobre as condições materiais de produção, circulação e valorização dos jogos digitais no Brasil e na América Latina. Desse modo, espera-se fomentar abordagens críticas que problematizam, por exemplo, as relações entre centro e periferia, colonialidade e autonomia criativa, hegemonia e contra-hegemonia.
Além dos artigos, o Dossiê Game Studies e as Indústrias Criativas aceita resenhas (seção destinada a análises críticas de obras que tenham sido lançadas há três anos ou livros clássicos reeditados. Não serão aceitos manuscritos sobre obras de qualquer natureza, seja lançamento ou reedição, que já possuem resenha).
Normas para submissão:
• Aceitam-se artigos inéditos em português, espanhol ou inglês. Serão considerados trabalhos de doutores(as) e coautorias com mestres e doutorandos(as), desde que um(a) dos(as) autores(as) possua título de doutorado.
• As submissões devem seguir as diretrizes da revista disponíveis em:
https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/about/submissions
• Os artigos serão avaliados pelo sistema de revisão cega por pares (double-blind review).
• Prazo para envio dos artigos: 01 de novembro de 2025
• Previsão de publicação: 02 de março de 2026
Referências:
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