Dossiê: Cidades e Territórios Criativos
As cidades criativas surgem como alternativa para o desenvolvimento do ambiente urbano com vistas a maior sustentabilidade em âmbito cultural, social, econômico e ambiental. Possuem como característica principal as ações coletivas, inclusivas e colaborativas da população para as transformações e adaptações urbanas com o melhor uso da cultura em suas múltiplas expressões em áreas urbanas e rurais que resultem na solução de problemas citadinos, geração de oportunidades e na melhoria da qualidade de vida.
Por sua vez, mas não desconectados da vida cotidiana das cidades, emergem territórios criativos reconhecidos pela sua história e riquezas autóctones. Esses podem ser multiescalares (praças, ruas, bairros, distritos, aglomerado de cidades etc), contemplando diferentes e variados espaços públicos e/ou privados, para além de demarcações normativas.
Esta chamada com enfoque em Cidades e Territórios Criativos busca ampliar o debate sobre essa temática, esperando contribuições de diferentes áreas de conhecimento, perspectivas, realidades e países.
O objetivo da revista é veicular artigos acadêmicos inéditos e inovadores ligados às áreas relacionadas à Indústria Criativa. São aceitos para publicação trabalhos produzidos por autores nacionais e estrangeiros, bem como outros formatos diferenciados de conteúdo que contribuam com o desenvolvimento do campo. A revista aceita trabalhos de doutores e de mestres e mestrandos (em coautoria com doutores).
Organização:
Profa. Dra. Mary Sandra Guerra Ashton (Universidade Feevale/RS)
Prof. Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer (Universidade Federal de Viçosa/MG)
Envio de artigos: até 15 de junho de 2022
Previsão de publicação: até 30 de agosto de 2022