Dossiê: Indústria Criativa e Comunicação

2021-07-21

          A criatividade faz parte de todo o processo comunicacional. É a partir do trabalho intelectual dos profissionais da comunicação que a criatividade se manifesta nos vários setores da indústria criativa. Nesse sentido, a comunicação pode ser conceituada e abordada a partir de duas perspectivas: a Comunicação enquanto pertencente à indústria criativa e a comunicação enquanto processo e suporte para a indústria criativa. O caráter interdisciplinar da comunicação é um campo vasto e fértil para múltiplas aplicações. 
          A indústria criativa contempla as atividades produtivas que têm como principal insumo a criatividade. Os setores da indústria criativa permeiam vários segmentos e, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o Departamento de Mídia, Cultura e Esportes do Reino Unido (DCMS) e a Conferência das Nações Unidas Sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), incluem áreas como design, arquitetura, moda, patrimônio, artes, música, expressões culturais, tecnologias e a comunicação. Bens e serviços de mídia, publicidade, editoração, cinema, jornalismo e relações públicas são exemplos de segmentos geradores de produtos e processos criativos da comunicação pertencentes à indústria criativa. É importante ressaltar, ainda, que a comunicação contribui também como suporte para os demais setores dessa indústria. 
          A partir disso, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a enviarem para este dossiê textos com análises sobre indústria criativa e comunicação. As contribuições devem compreender, refletir e propor intervir nos processos e na configuração de produtos estabelecidos na articulação entre comunicação e indústria criativa. 
          O objetivo da revista é veicular artigos acadêmicos inéditos e inovadores ligados às áreas relacionadas à Indústria Criativa. São aceitos para publicação trabalhos produzidos por autores nacionais e estrangeiros, bem como outros formatos diferenciados de conteúdo que contribuam com o desenvolvimento do campo.​ A revista aceita trabalhos de doutores e de mestres e mestrandos (em coautoria com doutores). Os textos devem ser submetidos até 30/10/2021 diretamente no site da revista: feev.as/bcij.

Organização:
Prof.ª Dr.ª Vanessa Amalia Dalpizol Valiati (Mestrado em Indústria Criativa – Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS)
Prof.ª Dr.ª Alciane Baccin (PPGCIC – Unipampa, São Borja/RS)

Envio de artigos: até 20 de novembro de 2021
Previsão de publicação:
até 30 de janeiro de 2022