OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO TRABALHO DOCENTE POR PROFESSORAS E PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2591

Palavras-chave:

Trabalho docente, Pandemia, Sentidos do trabalho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir os sentidos atribuídos ao trabalho docente por professoras e professores no contexto da pandemia da covid-19. A pandemia em curso ampliou os desafios humanos na busca por formas de superação do vírus, em uma corrida da ciência por medicamentos e vacinas. Tal situação trouxe desdobramentos e consequências a milhões de pessoas de todo o mundo e o desafio de ressignificação das relações humanas. A educação como parte da totalidade social não está alheia a essas determinações históricas, seus profissionais seguem realizando o trabalho em condições ainda mais intensificadas, precarizadas, com pouco reconhecimento financeiro e simbólico. Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos um estudo exploratório, aplicamos um questionário com questões fechadas e abertas para professoras e professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que trabalham em diferentes níveis e funções, totalizando 94 respostas. Apresentaremos a análise e síntese a partir de três eixos: 1) o sentido do trabalho docente como oferta de serviço; 2) os sentidos da formação docente na pandemia; 3) os sentidos de resistência e desistência no trabalho docente no contexto pandêmico. Nesse movimento dialético e contraditório evidenciamos que as demandas da pandemia têm influenciado e constituído de forma significativa sentidos para o trabalho docente, que carecem de serem analisados a partir de uma concretude social atípica e histórica.

Biografia do Autor

Fernando Santos Sousa, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). Pedagogo e Professor da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. E-mail: fernandossousa@msn.com

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (Goiânia/Brasil). Pedagoga e Professora Associada no Departamento de Planejamento e Administração (PAD) da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). E-mail: katiacurado@unb.br

Alessandra Batista de Oliveira, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. (Brasília/Brasil) E-mail: alessandratomaz75@uol.com.br

Luana Rosa de Araújo Silva, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (Brasília/Brasil). E-mail: luarosasm@gmail.com

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Sousa, F. S., Silva, K. A. C. P. C. da ., Oliveira, A. B. de, & Silva, L. R. de A. (2021). OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO TRABALHO DOCENTE POR PROFESSORAS E PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Prâksis, 3, 77–95. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2591