O ABSENTEÍSMO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2079

Resumo

Esta pesquisa, quantitativa e de caráter ecológico, explorou um banco de dados oficial Estadual, e verificou uma série de características do perfil dos servidores públicos de Santa Catarina que se afastam do trabalho para licença de tratamento de saúde. Através dela foi possível constatar as principais causas que levam o servidor público ao absenteísmo do trabalho. Desde causas osteomusculares, que frequentemente são encontradas em estudos do gênero, até causas mentais e comportamentais que têm se apresentado cada vez mais corriqueiras no ambiente laboral. O estudo também corrobora com diversos autores citados, que tratam do absenteísmo ao trabalho com forte correlação ao adoecimento do trabalhador da área da saúde. Observa-se que há grande necessidade de haver maior entendimento destes dados visando buscar estratégias de intervenção para que o ambiente laboral do servidor público, seja visto como um universo de bem-estar, realização e evolução profissional e pessoal, e não tão somente como um meio de produção de serviços.
Palavras-chave: Absenteísmo. Servidor público. Afastamentos. 

ABSTRACT
This quantitative and ecological research explored an official state database and was able to verify a series of characteristics in the profile of public servants in Santa Catarina who are out from work for health treatments. Because of this, it was possible to see the main causes that lead the civil servant to work absenteeism. Sometimes from musculoskeletal causes, which are often found in gender studies, others to mental and behavioral causes that have become increasingly often in the workplace environment. The study also meets with several authors cited, which deal with work absenteeism and its strong correlation to the health worker illness. It is observed that there is a wide need for greater understanding of these data in order to seek intervention strategies so that the work environment of the public servant, is seen as a universe of well-being, achievement and professional and personal evolution, and not only as a means of production or services.
Keywords: Absenteeism. Public Employee. Absences.

Biografia do Autor

Paula Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Biomedicina pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2009). Curso de aperfeiçoamento em Gestão do SUS pela FIOCRUZ (2011). Especialização em Citologia Cérvico-vaginal e Líquidos Orgânicos pela UNIPAR (Universidade Paranaense - 2012) e especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente trabalha como Administradora da Associação Beneficente Hospital São Lucas de Guaraciaba - SC, através do Instituto Santé, também no Laboratório Hoffmann como citologista, e atua como Docente.

Paulo Antônio Barros Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, saúde do trabalhador, vigilância em saúde, prevenção de doenças e de acidentes de trabalho. Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), Especialização em Medicina do Trabalho pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA, 1979), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 1987), Mestrado em Educação pela PUCRS (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE, 2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Graduação de Medicina e de Engenharia, Professor do Pós-graduação em Saúde Coletiva - Mestrado, e Pós-graduação em Políticas Social e Serviço Social - Mestrado, Perito Oficial na Justiça do Trabalho, nas áreas técnicas de Medicina e Segurança do Trabalho e Ergonomia. É Auditor-fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aposentado e colaborador junto aos Ministérios do Trabalho (MTb) e da Saúde (MS). Foi Membro da Comissão Nacional de Ergonomia do MTb (CNE) durante toda a sua existência e seu coordenador de 2001 até sua extinção em 2003, e Membro da bancada de Governo do Grupo Técnico e do Grupo Tripartite que elaborou a NR 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados Foi Secretário Geral da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) nas Gestões 2009/2011 e 2012/2014, e Presidente Eleito da mesma Associação (Gestões 2015/2017 e 2018/2020). Foi Membro da Executiva da ULAERGO (União Latino Americana de Ergonomia), , Gestões 2008/2010, 2011/2013, e 2014/2016; membro da Comissão de Relações Internacionais Gestão 2017/2019; Sócio fundador do Instituto Trabalho Seguro e seu Diretor de Relações Internacionais, Gestão 2017/2019; é Co-Chair do International Development Committee (IDC) para América Latina e Caribe, IEA, da International Ergonomics Associations Gestão 2015/2018; e Membro do GT Cursos de Especialização em Medicina do Trabalho, Gestão 2016/2018; Diretor Científico de Ergonomia e Organização do Trabalho, Gestão 2012/2016, da ANAMT - Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Corrêa, P., & Oliveira, P. A. B. (2020). O ABSENTEÍSMO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA. Revista Prâksis, 1, 57–76. https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2079