ISOLAMENTO CAPITAL: UMA PONTE ENTRE O MEDIEVO E A CONTEMPORANEIDADE EM UM PROJETO DRAMATÚRGICO SOBRE TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2575

Palavras-chave:

Pandemia, Dramaturgia, Idade Média, Imaginário, Arte Contemporânea

Resumo

Isolamento Capital é o nome de um projeto dramatúrgico desenvolvido em 2020, no qual sete atrizes produziram sete diferentes vídeo-performances, utilizando-se da simbologia própria aos sete pecados capitais durante o medievo para refletir acerca da pandemia de covid-19 que tomou conta do mundo na contemporaneidade. Neste sentido, interessa-nos identificar e analisar a apropriação artística de elementos simbólicos medievais que permeiam o projeto, como forma de estabelecer uma análise sobre as interrelações entre uma criação cênica e o imaginário social relativo ao pecado durante a Idade Média, refletindo, assim, sobre o isolamento social em tempos pandêmicos.

Biografia do Autor

Tiago Silva, Universidade Feevale (Brasil)

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Professor de História e Teatro, ator, dramaturgo e diretor teatral no Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica (Porto Alegre/Brasil).

E-mail: thyagocenico@gmail.com

Cristina Ennes da Silva, Universidade Feevale (Brasil)

Doutora em História das Sociedades Ibéricas e Americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Coordenadora dos cursos de graduação de Artes Visuais, História, Letras e Pedagogia. Professora titular do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e dos cursos de graduação de História e de Direito da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil).

E-mail: crisennes@feevale.br

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

Silva, T., & Silva, C. E. da. (2021). ISOLAMENTO CAPITAL: UMA PONTE ENTRE O MEDIEVO E A CONTEMPORANEIDADE EM UM PROJETO DRAMATÚRGICO SOBRE TEMPOS PANDÊMICOS. Revista Prâksis, 2, 147–173. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2575