COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICO-DIGITAIS DE PROFESSORES EM PORTUGAL NA ERA DAS HIPERCONEXÕES

Autores/as

  • Sara Dias-Trindade CITCEM, Universidade do Porto
  • José António Moreira Ceis20, Universidade Aberta
  • Catarina Nunes Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.4311

Palabras clave:

Competências pedagógico-digitais, Educação digital, DigCompEdu Reloaded, Formação de professores

Resumen

Recentemente, relatórios da UNESCO (2022) e da Comissão Europeia (2020) destacam como prioridades estratégicas o desenvolvimento de ecossistemas de educação digital eficazes e o reforço das competências dos professores para a transformação digital. Este estudo procurou avaliar o nível de proficiência pedagógico-digital de professores do Ensino Básico e Secundário em Portugal, com base na Escala de Autoavaliação Ped_Digcompedu_Red24, uma versão atualizada do referencial europeu DigCompEdu. Esta versão da escala, com 22 competências, atualiza e complementa a dimensão pedagógica com competências relacionadas com educação online, educação aberta e inteligência artificial generativa. Participaram no estudo 183 docentes de escolas da região Norte de Portugal, cujos dados foram analisados quantitativamente com recurso a técnicas estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados revelam uma concentração significativa nos níveis intermédios de proficiência digital, especialmente nas áreas pré-existentes. No entanto, em áreas emergentes como as da inteligência artificial os docentes apresentam níveis muito baixos, situando-se maioritariamente no nível A1. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre género, idade ou tempo de serviço. Os resultados evidenciam a necessidade de investir em formação contínua centrada nas competências digitais emergentes, promovendo uma prática docente mais crítica, inovadora e tecnologicamente sustentada.

Biografía del autor/a

Sara Dias-Trindade, CITCEM, Universidade do Porto

Doutora em História e em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto/Portugal). Email: sdtrindade@letras.up.pt

José António Moreira, Ceis20, Universidade Aberta

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professor Catedrático na Universidade Aberta (Lisboa/Portugal). Email: jmoreira@uab.pt

Catarina Nunes, Universidade Aberta

Doutora pela University of Sheffield (Sheffield/Inglaterra) . Professora Associada com Agregação da Universidade Aberta (Lisboa/Portugal). Email: CatarinaS.Nunes@uab.pt

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Dias-Trindade, S., Moreira, J. A., & Nunes, C. (2025). COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICO-DIGITAIS DE PROFESSORES EM PORTUGAL NA ERA DAS HIPERCONEXÕES. Revista Conhecimento Online, 2, 314–341. https://doi.org/10.25112/rco.v2.4311