BUSCAR INFORMAÇÃO: DO RACIOCÍNIO LÓGICO ÀS BIBLIOTECAS E MECANISMOS DE BUSCA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.4248Palabras clave:
Estratégias de busca, Lógica da pesquisa, Buscadores, Pesquisa online, Recuperação da informaçãoResumen
A lógica que fundamenta a formulação de uma pesquisa evoluiu significativamente ao longo da história, influenciada por diversas teorias filosóficas e matemáticas. Desde os métodos dialéticos de Sócrates até os algoritmos complexos dos mecanismos de busca modernos, a forma como buscamos e processamos informações passou por transformações profundas. Trata-se de um artigo teórico, de natureza qualitativa, cujo objetivo está em explorar a evolução da lógica e da pesquisa, desde os métodos filosóficos até os mecanismos modernos de busca. A habilidade de questionar define a humanidade e permitiu gerar conhecimento e desenvolvimentos tecnológicos, sociais, morais, políticos. Compreende-se que a busca por informação está pautada na lógica clássica e lógica matemática, perpassa bibliotecas e mecanismos de busca. Os mecanismos de busca nos desafiam a refletir sobre como a tecnologia molda nossa forma de pensar e buscar informações. Em tempos em que buscadores com ferramentas de inteligência artificial seguem aprimorando, é crucial questionar não apenas como pesquisamos, mas também como essas ferramentas influenciam o que encontramos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Antonio Carlos Picalho, Luciane Maria Fadel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.