TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Nathalia Rodrigues Cardoso Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Marília Bazan Blanco Universidade Estadual do Norte do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1547

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atrai a atenção de diversos pesquisadores devido a presença de características particulares, entre elas a resposta inconsistente a estímulos sensoriais. Pressupostos de Ayres postulam que a Integração Sensorial é a base para a aprendizagem e, desta maneira, a construção de estratégias sensoriais pode ser utilizada com o intuito de contribuir no planejamento pedagógico e processo de aprendizagem do aluno com TEA. O presente estudo visa identificar, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, a eficácia da Integração Sensorial® de Ayres, bem como a aplicabilidade de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar do aluno com TEA. A partir da busca nos bancos de dados Periódicos Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrou-se quatorze estudos disponíveis online e que abordam a temática de interesse. Aponta-se que a Terapia de Integração Sensorial apresenta bons resultados na intervenção de indivíduos com TEA, contudo, não foi encontrado nenhum estudo que descreva a utilização de estratégias sensoriais no cotidiano escolar desses alunos. Evidencia-se a necessidade da realização de estudos que verifiquem a aplicabilidade de estratégias sensoriais em atividades propostas em sala de aula, com o objetivo de amparar a inclusão escolar do aluno com TEA, mas que também mensurem a fidelidade da Integração Sensorial® de Ayres.

Biografia do Autor

Nathalia Rodrigues Cardoso, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Cursista da Especialização em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nos Transtornos do Neurodesenvolvimento da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Marília Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação, do curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nos Transtornos do Neurodesenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 

Referências

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. DSM-V: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: ARTMed. 2014. Disponível em: <http://c026204.cdn.sapo.io/1/c026204/cld-file/1426522730/6d77c9965e17b15/b37dfc58aad8cd477904b9bb2ba8a75b/obaudoeducador/2015/DSM%20V.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2016.

AYRES, A. J. Sensory integration and the child. Los Angeles: Western Psychological Services, 1972.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília: 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 14 nov. 2016

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069/90. Brasília: 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em: 14 nov. 2016

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Lei nº 13.146/15. Brasília: 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 14 nov. 2016

BRASIL. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista: Lei nº 12.764/12. Brasília: 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12764.htm>. Acesso em: 14 nov. 2016

BRASIL.. Diretrizes e bases da educação: Lei nº 9.394/96. Brasília: 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 14 nov. 2016

CASE-SMITH, J.; BRYAN, T.The effects os occupational therapy with sensory integration emphasis on preschool-age children with autism. The American Journal of Occupational Therapy, Columbus, v. 53, n. 5, p. 489-497, 1999. Disponível em: <http://ajot.aota.org/article.aspx?articleid=1873464>. Acesso em: 13 fev. 2017.

CORDEIRO, A. C. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir. Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912007000600012>. Acesso em: 02 dez. 2016.

DEVLIN, S. et al. Comparison of Behavioral Intervention and Sensory-Integration Therapy in the Treatment of Challenging Behavior. Journal of Autism and Developmental Disorders, Galway, v. 41, p. 1303-1320, 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21161577>. Acesso em: 13 fev. 2017.

DEVLIN, S.; HEALY, O.; LEADER, G. Comparasion of Behavioral intervention and sensory-integration therapy in the treatment of self-injurious. Autism Spectrum Disorders, Galway, v. 31, n. 1, p. 323-321, 2009. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10803-010-1149-x>. Acesso em: 13 fev. 2017.

FAZLIOĞLU, Y.; BARAN, G. A sensory integration therapy program on sensory problems for children with autism. Perceptual and Motor Skills, Edirne, v. 106, p. 415-422, 2008. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18556898>. Acesso em: 13 fev. 2017.

HEALY, O. et al. Response to a Letter to the Editors re: “Comparison of Behavioral Intervention and Sensory-Integration Therapy in Treatment of Challenging Behavior. Journal of Autism and Developmental Disorders, Galway, v. 41, p. 1439-1441, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/51181876_Response_to_a_Letter_to_the_Editors_re_Comparison_of_Behavioral_Intervention_and_Sensory-Integration_Therapy_in_the_Treatment_of_Challenging_Behavior>. Acesso em: 13 fev. 2017.

IAROCCI, G.; MCDONALD, J. Sensory Integration and the Perceptual Experience of Persons with Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, Burnaby, v. 36, n. 1, p. 77-90, 2006. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16395537>. Acesso em: 13 fev. 2017.

IWARIAGA, R. et al; Pilot Study: Efficacy of Sensory Integration Therapy for Japanese Children with High-Functioning Autism Spectrum Disorder. Occupational Therapy International, Sakamoto, v. 21, p. 4-11, 2014. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23893373>. Acesso em: 13 fev. 2017.

KARIM, A. E. A.; MOHAMMED, A. H. Effectiveness of sensory integration program in motor skills in children with autism. Egyptian Journal of Medical Human Genetics, Nasr City, v. 16, p. 375-380, 2015. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1110863015000038>. Acesso em: 13 fev. 2017.

LIN, C. et al. Effectiveness of sensory processing strategies on activity level in inclusive preschool classrooms. Neuropsychiatric Disease and Treatment, Taiwan, v. 8, p. 475-481, 2012. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23118541>. Acesso em: 24 fev. 2017.

MANCINI, M. C.; SAMPAIO, R. F. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. Bras. Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-35552007000100013&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02 dez. 2016.

MILLER, L. J. Empirical evidence related to therapies for sensory processing impairments. Communiqué, v. 31, n. 5, p. 34–37, 2003. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/285799877_Empirical_evidence_related_to_therapies_for_sensory_processing_impairments>. Acesso em: 11 mar. 2017.

MOMO, A.; SILVESTRE, C. Integração Sensorial nos Transtornos do Espectro do Autismo. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ARAUJO, C. A. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: MEMNON, 2011. p. 297-313.

MOTA, A. C. W.; CRUZ, R. M.; VIEIRA, M. L. Contribuições da psicologia evolucionista para compreender as necessidades de intervenção no desenvolvimento de crianças autistas. In: CAPOVILLA, F. C. Transtornos da Aprendizagem: Progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. São Paulo: Memnon, 2011. p. 284-288

NAZURAH, A.; DZALANI, H.; LEONARD, J. H. Clinical application of sensory integration therapy for children with autism. Egyptian Journal of Medical Human Genetics, Malasyia, v. 16, p. 393-394, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/279313302_Clinical_application_of_sensory_integration_therapy_for_children_with_autism>. Acesso em: 13 fev. 2017.

PARHAM, L. D. et al. Development of a Fidelity Measure for Research on the Effectiveness of the Ayres Sensory Integration® Intervention. American Journal of Occupational Therapy, Albuquerque, v. 65, n. 2, p. 133–142, 2011. Disponível em: <http://jdc.jefferson.edu/otfp/24/>. Acesso em: 24 fev. 2017.

PARHAM, L. D. et al. Fidelity in Sensory Integration Intervention Research. American Journal of Occupational Therapy, Los Angeles, v. 61, n.2, p. 216–227, 2007. Disponível em: <http://ajot.aota.org/article.aspx?articleid=1866940>. Acesso em: 24 fev. 2017.

PARK, M. Pleasure, Throwing Breaches, and Emodied Meraphors: Tracing Transformations-in-Participation for a Child With Autism to a Sensory Integration-Based Therapy Session. American Occupational Therapy Foundation, Montreal, v. 32, n. 1, p. 34-47, 2012. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.3928/15394492-20110906-05>. Acesso em: 13 fev. 2017.

PFEIFFER, B. A. et al. Effectiveness of sensory integration interventions in children with autism spectrum disorders: a pilot study. The American Journal of Occupational Therapy, New York, v. 65, n. 1, 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3708964/>. Acesso em: 13 fev. 2017.

SCHAAF, R. C. et al. Occupational therapy and sensory integration for children with autism: a feasibility, safety, acceptabily and fidelity study. Autism, New Jersey, v. 16, n. 3, 2012. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22318118>. Acesso em: 13 fev. 2017.

SCHAAF, R. C.; HUNT, J.; BENEVIDES, T. Occupational therapy using sensory integration to improve participation of a child with autism: A case report. American Journal of Occupational Therapy, Philadelphia, v. 66, n. 5, p. 547–555, 2012. Disponível em: <http://ajot.aota.org/article.aspx?articleid=1851609>. Acesso em: 13 fev. 2017.

SCHAUDER, K. B.; BENNETO, L. Toward na Interdisciplinary Understanding of Sensory Dysfunction in Autism Spectrum Disorder: An Integration of the Neural and Symptom Literatures. Frontiers in Neuroscience, Los Angeles, v. 10, n. 268. p. 1-18, 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4911400/?tool=pubmed>. Acesso em: 13 fev. 2017.

SCHWARTZMAN, J. S. Transtornos do Espectro do Autismo. In: SANTOS, F. H.; ANDRADE, V. M.; BUENO, O. F. A. Neuropsicologia Hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 137-149.

SHIMIZU, V. T.; MIRANDA, M. C. Processamento sensorial na criança com TDAH: uma revisão de literatura. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 29, n. 89, p. 256-268, 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000200009>. Acesso em: 25 fev. 2017.

SNIEZYK, C. J.; ZANE, T. L. Investigating the Effects os Sensory Integration Therapy in Decreasing Stereotypy. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, New York, v. 30, n. 1, p. 13-22, 2015. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1088357614525663>. Acesso em: 13 fev. 2017.

WATLING, R.; DEITZ, J. Immediate Effect of Ayres’s Sensory Integration-Based Occupational Therapy Intervention with Autism Spectrum Disorders. The American Journal of Occupational Therapy, Seattle, v. 61, p. 574-583, 2007. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17944295>. Acesso em: 13 fev. 2017.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Cardoso, N. R., & Blanco, M. B. (2019). TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Conhecimento Online, 1, 108–125. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1547

Edição

Seção

Artigos Livres