A GRAMÁTICA NORMATIVA NA PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM, BRASIL): ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE VIGOTSKI

Authors

  • Tamara Cardoso André Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu http://orcid.org/0000-0002-0700-1896
  • Solange Marilene Melchior Rede Estadual de Ensino em Foz do Iguaçu - PR

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.413

Keywords:

Ensino de Gramática. Avaliação. Currículo.

Abstract

Este estudo analisou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo foi verificar se a gramática normativa da língua portuguesa é avaliada. A perspectiva de análise foi a teoria de Vygotski. O pressuposto é que o ensino da gramática é importante, por se tratar de requisito para a própria compreensão de textos. Foi realizada comparação entre as três Provas do ENEM dos anos de 2013 e 2015 com a gramática escrita por Bechara (2009). Concluiu-se que em 2013, dentre 40 questões da prova de linguagens, 3 avaliaram gramática normativa, ou seja, 7.5% da prova.  Na prova de primeira aplicação de 2015 o resultado foi igual e, na prova de segunda aplicação do mesmo ano, 2, dentre 40 questões, avaliaram gramática normativa, ou seja, 5%.

Author Biography

Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu

Pedagoga, Doutora em Educação, professora do curso de Pedagogia e Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

References

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 17º edição atualizada pelo novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009.

BAGNO, M. A norma culta. Língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio, 2013. Caderno Amarelo: Prova Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. Inep, 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2013/caderno_enem2013_dom_amarelo.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2015

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matrizes de Referência Exame Nacional do Ensino Médio, 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2016

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio, 2015. Prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2015. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM_2015_2aAPLICACAO_DIA_02_05_AMARELO.pdf>Acesso em: 10 abr. 2016

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio, 2015. Prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2ª Aplicação. 2015b. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM_2015_2aAPLICACAO_DIA_02_05_AMARELO.pdf>Acesso em: 10 abr. 2016

FISCHER, L. A. et al. A literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nonada, Letras em Revista. Porto Alegre, n. 18, p. 112-126, 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2016

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GERALDI, J. W. Concepção de linguagem e ensino de português. In __________. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005, pp.39-46.

GONÇALVES JR. W. BARROSO, M. F. As questões de física e o desempenho dos estudantes no ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, Campinas, SP, v. 36, n. 01, p. 1402-1-1402-10, 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2016

HERNANDES, J. S. MARTINS, M. I. Categorização de questões de Física do novo ENEM. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 30, n. 01, 58-83, abr 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n1p58/24486>. Acesso em: 20 jan. 2016

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar. Contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2013.

POSSENTI, S. Redundantemente. Blog do Sírio, 2012.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Autores Associados, 1999.

SILVA, R. R. A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o desafio de recriar o currículo de química na educação básica. Química Nova na Escola. v. 33, n. 3, 2011. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_3/153-EA09210.pdf>. Acesso em: 21 fev.2016

SILVEIRA, F. L. et al. Manifesto sobre a qualidade das questões de Física na Prova de Ciências da Natureza no Exame Nacional do Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 31, n. 02, p. 473-479, 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2016

TRAVAGLIA, L. C. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

VYGOTSKI. L.S. Obras escogidas II. Pensamiento y lenguaje. Tradução: José María Bravo. 1 ed. Madrid: Visor, 1993

Published

2016-12-27

How to Cite

André, T. C., & Melchior, S. M. (2016). A GRAMÁTICA NORMATIVA NA PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM, BRASIL): ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE VIGOTSKI. Revista Conhecimento Online, 2, 13–25. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.413

Issue

Section

Artigos Livres